MATOS, Dayana Uchaki De. Poder e currículo: um ensaio a partir de pierre bourdieu. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62059>. Acesso em: 23/12/2024 03:32
NESTE ENSAIO PRETENDO DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE CURRÍCULO E A LUTA SIMBÓLICA, DESTACANDO AS ESTREITAS E CONFLITIVAS IMPLICAÇÕES DE CURRÍCULO ESCOLAR E CAPITAL LINGUÍSTICO (OU, COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA), ENQUANTO CONCEITOS QUE BALIZAM E REMETEM AO CONJUNTO DA ESTRUTURA TEÓRICA DESENVOLVIDA POR PIERRE BOURDIEU. PARA TANTO, UTILIZAREI COMO MÉTODO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO REFERIDO AUTOR E SEUS SUPOSTOS TEÓRICOS QUE AGUDIZAM O DEBATE SOBRE CURRÍCULO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA APONTARAM QUE O CAMPO DO CURRÍCULO EXPRESSA-SE COMO UM CAMPO ENTRANHADO EM UM VIGOROSO JOGO DE LUTA SIMBÓLICA E POLITICAMENTE ORIENTADO, E REAFIRMA LUGARES DE PRIVILÉGIO NA MEDIDA EM QUE SE DETERMINA (MEDIANTE ARBITRÁRIOS SOCIAIS) O QUE (E COMO) SE INCLUI E EXCLUI NO CENÁRIO DO ENSINO EDUCACIONAL.