O ARTIGO SE CONSTITUI NUMA PESQUISA APLICADA QUE FOI REALIZADA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA FRANCISCA CÉLIA MARTINS, COM CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 1 ANO A 1 E 11 MESES, FAZENDO PARTE DO NÍVEL DE CRECHE, A REFERIDA INSTITUIÇÃO ESTÁ LOCALIZADA NA ZONA NORTE DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN, NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. OBJETIVAMOS DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA DE SI MESMO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E AUTONOMIA, ATRAVÉS DO LIVRO MY FACES SUPERANDO O ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR, NAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: PERCEPÇÃO, ATENÇÃO E A MEMÓRIA, POIS ACREDITAMOS SEREM ATIVADOS POR ESTÍMULOS DO MEIO, QUE FAVORECERÁ O APARECIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ASSIM PODEREMOS OBSERVAR COM MAIS NITIDEZ O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO, E OS AVANÇOS COGNITIVOS ALCANÇADOS PELAS CRIANÇAS. NESTE ESTUDO DIALOGAMOS COM OS AUTORES VIGOTSKY(2007), PILLAR (2012), PARREIRAS (2012), OLIVEIRA (2012), ENTRE OUTROS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE EMBASAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. CONCLUÍMOS QUE O LIVRO MY FACES TRABALHADO NUMA METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR FAVORECEU O AVANÇO DO ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO MENTAL, FÍSICO E MOTOR, PERCEPTÍVEL NA EVOLUÇÃO DA ORALIDADE DAS CRIANÇAS QUE PASSARAM A MOSTRAR UM PENSAMENTO ORGANIZADO E COMPORTAMENTO COMPREENSÍVEL NAS AÇÕES SOLICITADAS NO AMBIENTE ESCOLAR, DESTA FEITA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE FORAM VIVENCIADAS POSSIBILITARAM CRESCIMENTO PSICOSSOCIAL ATRAVÉS DAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS PROMOVIDAS PELO INSTRUMENTO.