Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO: ATIVIDADES PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE BOTÂNICA, REINO PLANTAE Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59464
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1782
    "inscrito_id" => 8970
    "titulo" => "BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO: ATIVIDADES PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "ESTUDOS RELATAM ALGUNS DESAFIOS E DIFICULDADES NA ABORDAGEM DOS TEMAS RELACIONADOS À BOTÂNICA, RELACIONANDO A FALTA DE INTERESSE DOS ESTUDANTES E PROFESSORES COM O FATO DE SER CONSIDERADA DIFÍCIL, ENFADONHA E DISTANTE DA REALIDADE. TORNA-SE NECESSÁRIO BUSCAR ESTRATÉGIAS QUE PERMITAM UMA ABORDAGEM MAIS INTERESSANTE NO ENSINO DE BOTÂNICA. COM ISSO, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU DESENVOLVER ATIVIDADES PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM, BUSCANDO FACILITAR O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE O REINO DAS PLANTAS. O PRESENTE ESTUDO FOI DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO PÚBLICO-ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA, BAHIA. AS AULAS FORAM DIVIDIDAS EM TRÊS MOMENTOS: 1) AULAS EXPOSITIVO-DIALOGADAS; 2) AULA PRÁTICA; 3) APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS. VERIFICOU-SE QUE OS ALUNOS CONSIDERAM AS AULAS COM A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS COMO DIFERENTES, ATRAINDO A ATENÇÃO DOS ALUNOS E MELHORANDO A APRENDIZAGEM. PORTANTO, A EXECUÇÃO DESSES RECURSOS NO ENSINO DE BOTÂNICA É RELEVANTE, POIS AO ASSOCIAR OS SABERES TEÓRICO E PRÁTICO, GARANTEM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE BOTÂNICA, REINO PLANTAE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID8970_14082019234040.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS CARVALHO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS CARVALHO"
    "autor_email" => "thelima9@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59464
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1782
    "inscrito_id" => 8970
    "titulo" => "BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO: ATIVIDADES PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "ESTUDOS RELATAM ALGUNS DESAFIOS E DIFICULDADES NA ABORDAGEM DOS TEMAS RELACIONADOS À BOTÂNICA, RELACIONANDO A FALTA DE INTERESSE DOS ESTUDANTES E PROFESSORES COM O FATO DE SER CONSIDERADA DIFÍCIL, ENFADONHA E DISTANTE DA REALIDADE. TORNA-SE NECESSÁRIO BUSCAR ESTRATÉGIAS QUE PERMITAM UMA ABORDAGEM MAIS INTERESSANTE NO ENSINO DE BOTÂNICA. COM ISSO, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU DESENVOLVER ATIVIDADES PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM, BUSCANDO FACILITAR O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE O REINO DAS PLANTAS. O PRESENTE ESTUDO FOI DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO PÚBLICO-ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA, BAHIA. AS AULAS FORAM DIVIDIDAS EM TRÊS MOMENTOS: 1) AULAS EXPOSITIVO-DIALOGADAS; 2) AULA PRÁTICA; 3) APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS. VERIFICOU-SE QUE OS ALUNOS CONSIDERAM AS AULAS COM A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS COMO DIFERENTES, ATRAINDO A ATENÇÃO DOS ALUNOS E MELHORANDO A APRENDIZAGEM. PORTANTO, A EXECUÇÃO DESSES RECURSOS NO ENSINO DE BOTÂNICA É RELEVANTE, POIS AO ASSOCIAR OS SABERES TEÓRICO E PRÁTICO, GARANTEM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE BOTÂNICA, REINO PLANTAE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID8970_14082019234040.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS CARVALHO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS CARVALHO"
    "autor_email" => "thelima9@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTUDOS RELATAM ALGUNS DESAFIOS E DIFICULDADES NA ABORDAGEM DOS TEMAS RELACIONADOS À BOTÂNICA, RELACIONANDO A FALTA DE INTERESSE DOS ESTUDANTES E PROFESSORES COM O FATO DE SER CONSIDERADA DIFÍCIL, ENFADONHA E DISTANTE DA REALIDADE. TORNA-SE NECESSÁRIO BUSCAR ESTRATÉGIAS QUE PERMITAM UMA ABORDAGEM MAIS INTERESSANTE NO ENSINO DE BOTÂNICA. COM ISSO, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU DESENVOLVER ATIVIDADES PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM, BUSCANDO FACILITAR O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE O REINO DAS PLANTAS. O PRESENTE ESTUDO FOI DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO PÚBLICO-ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA, BAHIA. AS AULAS FORAM DIVIDIDAS EM TRÊS MOMENTOS: 1) AULAS EXPOSITIVO-DIALOGADAS; 2) AULA PRÁTICA; 3) APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS. VERIFICOU-SE QUE OS ALUNOS CONSIDERAM AS AULAS COM A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS COMO DIFERENTES, ATRAINDO A ATENÇÃO DOS ALUNOS E MELHORANDO A APRENDIZAGEM. PORTANTO, A EXECUÇÃO DESSES RECURSOS NO ENSINO DE BOTÂNICA É RELEVANTE, POIS AO ASSOCIAR OS SABERES TEÓRICO E PRÁTICO, GARANTEM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.