Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRILHA QUÍMICA: LIMITES E POTENCIALIDADES DE UM JOGO PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: JOGOS, ENSINO DE QUÍMICA, EJA, PROBLEMAS AMBIENTAIS, PROBLEMAS AMBIENTAIS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62766
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1589
    "inscrito_id" => 10710
    "titulo" => "TRILHA QUÍMICA: LIMITES E POTENCIALIDADES DE UM JOGO PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO SÃO ANALISADAS AS POSSIBILIDADES DO USO DO JOGO DIDÁTICO NA ÁREA DE ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA QUE VISA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES APRESENTADAS EM AULAS TRADICIONAIS EXPOSITIVAS, COM REPETIÇÃO DE CONCEITOS E DESENVOLVIMENTOS DE FÓRMULAS MATEMÁTICAS. SOMA-SE A ESSE CONTEXTO A TENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, QUE SE APRESENTA CADA VEZ MAIS COM UM PÚBLICO MAIS JOVENS, O QUE REQUER AULAS DINÂMICAS E DIVERSIFICAÇÃO DE METODOLOGIAS.  ASSIM A APLICAÇÃO DO JOGO DE TABULEIRO, UMA TRILHA QUÍMICA, FOI REALIZADA COM 18 ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA) NA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS, NO ESTADO DE MATO GROSSO. NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS OS ALUNOS OPINARAM SOBRE PROBLEMAS RELEVANTES QUE OCORREM EM BARRA DO GARÇAS E REGIÃO, TAIS COMO SUBSTÂNCIAS DO EFEITO ESTUFA E TRATAMENTO DE ESGOTO, RELACIONANDO ESSES PROBLEMAS COM AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E SUAS CARACTERÍSTICAS. COMO RESULTADO, A SEQUÊNCIA DE ENSINO PLANEJADA E DESENVOLVIDA COM USO DO JOGO DIDÁTICO POSSIBILITOU O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES NAS ATIVIDADES E A CRITICIDADE À REALIDADE VIVENCIADA, O QUE CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE COMPREENSÃO DOS TEMAS DO ENSINO DE QUÍMICA ABORDADOS, DENTRO DE UMA TEMÁTICA QUE PARTIU DE UM PROBLEMA REAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS, ENSINO DE QUÍMICA, EJA, PROBLEMAS AMBIENTAIS, PROBLEMAS AMBIENTAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID10710_14082019171146.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OSVALDO NEVES JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "OSVALDO JÚNIOR"
    "autor_email" => "profosvaldojr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFG - JATAÍ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62766
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1589
    "inscrito_id" => 10710
    "titulo" => "TRILHA QUÍMICA: LIMITES E POTENCIALIDADES DE UM JOGO PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO SÃO ANALISADAS AS POSSIBILIDADES DO USO DO JOGO DIDÁTICO NA ÁREA DE ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA QUE VISA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES APRESENTADAS EM AULAS TRADICIONAIS EXPOSITIVAS, COM REPETIÇÃO DE CONCEITOS E DESENVOLVIMENTOS DE FÓRMULAS MATEMÁTICAS. SOMA-SE A ESSE CONTEXTO A TENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, QUE SE APRESENTA CADA VEZ MAIS COM UM PÚBLICO MAIS JOVENS, O QUE REQUER AULAS DINÂMICAS E DIVERSIFICAÇÃO DE METODOLOGIAS.  ASSIM A APLICAÇÃO DO JOGO DE TABULEIRO, UMA TRILHA QUÍMICA, FOI REALIZADA COM 18 ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA) NA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS, NO ESTADO DE MATO GROSSO. NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS OS ALUNOS OPINARAM SOBRE PROBLEMAS RELEVANTES QUE OCORREM EM BARRA DO GARÇAS E REGIÃO, TAIS COMO SUBSTÂNCIAS DO EFEITO ESTUFA E TRATAMENTO DE ESGOTO, RELACIONANDO ESSES PROBLEMAS COM AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E SUAS CARACTERÍSTICAS. COMO RESULTADO, A SEQUÊNCIA DE ENSINO PLANEJADA E DESENVOLVIDA COM USO DO JOGO DIDÁTICO POSSIBILITOU O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES NAS ATIVIDADES E A CRITICIDADE À REALIDADE VIVENCIADA, O QUE CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE COMPREENSÃO DOS TEMAS DO ENSINO DE QUÍMICA ABORDADOS, DENTRO DE UMA TEMÁTICA QUE PARTIU DE UM PROBLEMA REAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS, ENSINO DE QUÍMICA, EJA, PROBLEMAS AMBIENTAIS, PROBLEMAS AMBIENTAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID10710_14082019171146.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OSVALDO NEVES JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "OSVALDO JÚNIOR"
    "autor_email" => "profosvaldojr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFG - JATAÍ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

NESTE TRABALHO SÃO ANALISADAS AS POSSIBILIDADES DO USO DO JOGO DIDÁTICO NA ÁREA DE ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA QUE VISA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES APRESENTADAS EM AULAS TRADICIONAIS EXPOSITIVAS, COM REPETIÇÃO DE CONCEITOS E DESENVOLVIMENTOS DE FÓRMULAS MATEMÁTICAS. SOMA-SE A ESSE CONTEXTO A TENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, QUE SE APRESENTA CADA VEZ MAIS COM UM PÚBLICO MAIS JOVENS, O QUE REQUER AULAS DINÂMICAS E DIVERSIFICAÇÃO DE METODOLOGIAS. ASSIM A APLICAÇÃO DO JOGO DE TABULEIRO, UMA TRILHA QUÍMICA, FOI REALIZADA COM 18 ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA) NA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS, NO ESTADO DE MATO GROSSO. NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS OS ALUNOS OPINARAM SOBRE PROBLEMAS RELEVANTES QUE OCORREM EM BARRA DO GARÇAS E REGIÃO, TAIS COMO SUBSTÂNCIAS DO EFEITO ESTUFA E TRATAMENTO DE ESGOTO, RELACIONANDO ESSES PROBLEMAS COM AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E SUAS CARACTERÍSTICAS. COMO RESULTADO, A SEQUÊNCIA DE ENSINO PLANEJADA E DESENVOLVIDA COM USO DO JOGO DIDÁTICO POSSIBILITOU O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES NAS ATIVIDADES E A CRITICIDADE À REALIDADE VIVENCIADA, O QUE CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE COMPREENSÃO DOS TEMAS DO ENSINO DE QUÍMICA ABORDADOS, DENTRO DE UMA TEMÁTICA QUE PARTIU DE UM PROBLEMA REAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.