Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 239
TRILHA QUÍMICA: LIMITES E POTENCIALIDADES DE UM JOGO PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: JOGOS, ENSINO DE QUÍMICA, EJA, PROBLEMAS AMBIENTAIS, PROBLEMAS AMBIENTAIS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

NESTE TRABALHO SÃO ANALISADAS AS POSSIBILIDADES DO USO DO JOGO DIDÁTICO NA ÁREA DE ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA QUE VISA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES APRESENTADAS EM AULAS TRADICIONAIS EXPOSITIVAS, COM REPETIÇÃO DE CONCEITOS E DESENVOLVIMENTOS DE FÓRMULAS MATEMÁTICAS. SOMA-SE A ESSE CONTEXTO A TENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, QUE SE APRESENTA CADA VEZ MAIS COM UM PÚBLICO MAIS JOVENS, O QUE REQUER AULAS DINÂMICAS E DIVERSIFICAÇÃO DE METODOLOGIAS. ASSIM A APLICAÇÃO DO JOGO DE TABULEIRO, UMA TRILHA QUÍMICA, FOI REALIZADA COM 18 ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA) NA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS, NO ESTADO DE MATO GROSSO. NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS OS ALUNOS OPINARAM SOBRE PROBLEMAS RELEVANTES QUE OCORREM EM BARRA DO GARÇAS E REGIÃO, TAIS COMO SUBSTÂNCIAS DO EFEITO ESTUFA E TRATAMENTO DE ESGOTO, RELACIONANDO ESSES PROBLEMAS COM AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E SUAS CARACTERÍSTICAS. COMO RESULTADO, A SEQUÊNCIA DE ENSINO PLANEJADA E DESENVOLVIDA COM USO DO JOGO DIDÁTICO POSSIBILITOU O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES NAS ATIVIDADES E A CRITICIDADE À REALIDADE VIVENCIADA, O QUE CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE COMPREENSÃO DOS TEMAS DO ENSINO DE QUÍMICA ABORDADOS, DENTRO DE UMA TEMÁTICA QUE PARTIU DE UM PROBLEMA REAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.