ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR UMA RÁPIDA ANÁLISE SOBRE O BEM VIVER NA EDUCAÇÃO DO POVO XUKURU DE ORORUBÁ QUE FICA LOCALIZADO NA CIDADE DE PESQUEIRA EM PERNAMBUCO. TRATA-SE DE OBSERVAÇÕES REALIZADAS ATRAVÉS DE UM DIÁRIO DE BORDO EM VISITA AO POVO XUKURU NA VISITAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CULTURAS E IDENTIDADES/ PPGECI DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/UFRPE EM PARCERIA COM A FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO/FUNDAJ. FORAM ANALISADAS COMO O BEM VIVER, ENTENDIDO PELOS XUKURUS COMO O ATO DE VIVER A VIDA EM SUA SIMPLICIDADE, EM EQUILÍBRIO CONSIGO MESMO E COM TUDO AQUILO QUE NOS CERCA, INTERFERE DIRETAMENTE NA EDUCAÇÃO DOS POVOS HABITANTES DA COMUNIDADE. A COLETA DE DADOS SE DEU ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SISTEMATIZADAS COM OS PROFESSORES INDÍGENAS E COM CONVERSAS INFORMAIS COM ALGUNS REPRESENTANTES DA COMUNIDADE. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA QUE SITUA O SER HUMANO A EDUCAR-SE NUM HORIZONTE DE PLENITUDE.