SILVA, Fabíola Mendes Da. Avaliação da aprendizagem: a importância de saber avaliar. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59375>. Acesso em: 23/12/2024 07:07
Objetivamos fazer uma pequena anÁlise sistemÁtica dos conceitos, objetivos e o papel da avaliaÇÃo educacional. Sabemos nÓs que ao longo de algumas dÉcadas a avaliaÇÃo passou a ter importÂncia no que concerne a agenda polÍtica dos governos. Desde a dÉcada de 90 a avaliaÇÃo vem sendo palco de transformaÇÕes que visa À igualdade e direitos para os discentes. O desenvolvimento da avaliaÇÃo tem por objetivo contribuir com a aceitaÇÃo da pluralidade de conhecimentos entre os professores e alunos em sala de aula, valorizando os conhecimentos prÉvios dos alunos e o contexto em que este estÁ inserido. Sabemos nÓs que esse envolvimento no contexto educacional permite que o processo de ensino e aprendizagem torne-se mais proveitoso e estimulante para ambas as partes (professores e alunos). Nesta sÍntese procuro ter um melhor entendimento do que É o desempenho, a realidade socioeconÔmica, e as mudanÇas da avaliaÇÃo que contribui para o entendimento e desentendimentos do fracasso do aluno e da escola, alÉm de que possibilita aos profissionais da educaÇÃo repensar o que seria de fato erro, onde se encaixaria essa nomenclatura no contexto da aprendizagem e o que seria uma boa escola. Por isso que para se falar de justiÇa e justiÇa social devemos analisar alguns aspectos das instituiÇÕes de ensino. No que concerne À teoria-prÁtica avaliativa percebemos sua relevÂncia sobre a discussÃo do processo de aprendizagem, devido ao fato de que esse processo estÁ vinculado aos estÍmulos do aprendizado oferecido pelo professor.