O PRESENTE TRABALHO PROCURA CONHECER AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DOS/AS PROFISSIONAIS DO SERVIÇO SOCIAL JUNTO ÀS PESSOAS SURDAS NA DEFESA DE SEUS DIREITOS E, NO ENFRENTAMENTO DO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO PRESENTES NA SOCIEDADE. TRAZ A TEMÁTICA: A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO INDIVÍDUO SURDO, QUE TEM COMO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA USUÁRIOS E FAMILIARES DA UNIDADE CRAS, ALÉM DE OFERECER FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFISSIONAIS EM LÍNGUA DE SINAIS. SE JUSTIFICA, POIS, ESTE PROFISSIONAL TEM IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL NESTE ESPAÇO, QUANDO O MESMO SE VINCULA COM PROPÓSITO DE POSSIBILITAR ENCAMINHAMENTOS NECESSÁRIOS AOS SERVIÇOS SOCIAIS E ASSISTENCIAIS, CONTRIBUINDO PARA A INCLUSÃO DO SURDO. TENDO COMO OBJETIVO CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE EM GERAL DE QUE O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A QUEBRA DAS BARREIRAS COMUNICACIONAIS COM AS PESSOAS SURDAS. ADOTA O MÉTODO DE PESQUISA QUANTITATIVA, COM ÊNFASE PARA PESQUISA DE CAMPO ATRAVÉS DE MATERIAIS DISPONÍVEIS NA INTERNET, ALÉM DE TRAZER À DISCUSSÃO JUNTO AOS PROFISSIONAIS ATUANTES DA ÁREA A IMPLANTAÇÃO E EXECUÇÃO DA PROPOSTA DA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM CAMETÁ E TRAZ AUTORES COMO: DUARTE (2018), IAMAMOTO (2001), LACERDA E CAMPOS (2013), QUE FORAM FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA PESQUISA E CONTRIBUÍRAM PARA A CONCRETIZAÇÃO DA MESMA.