O PRESENTE TEXTO É PARTE DA PESQUISA DESENVOLVIDA NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO , E TEM POR OBJETIVO ANALISAR O PROCESSO DE “MODERNIZAÇÃO” DA AGRICULTURA E O ÊXODO RURAL EM FRANCISCO BELTRÃO DURANTE AS DÉCADAS DE 1960 A 1990 E AS IMPLICAÇÕES PARA A NUCLEARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS RURAIS MULTISSERIADAS. A METODOLOGIA SE ASSENTA NA ANÁLISE DE DOCUMENTOS ATRELADA AOS REFERENCIAS TEÓRICOS. AS PRIMEIRAS ANÁLISES APONTAM PARA UM MOVIMENTO DE ACOMPANHAMENTO DA ESCOLA RURAL MULTISSERIADA PRIMÁRIA COM O PROCESSO DE ÊXODO RURAL. CARACTERÍSTICA QUE DESENCADEOU NO PROCESSO DE NUCLEARIZAÇÃO DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS EM CENTROS UNISSERIADOS. POIS, AO MESMO TEMPO EM QUE O HOMEM SE DESLOCOU PELO TERRITÓRIO AS ESCOLAS TAMBÉM SEGUIRAM O MOVIMENTO E SE LOCALIZARAM NOS AGLOMERADOS. PRIMEIRAMENTE DA CIDADE PARA O CAMPO (1930-1960) E POSTERIORMENTE NA DÉCADA DE 1970, DO CAMPO PARA A CIDADE.