ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59322 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 569 "inscrito_id" => 6511 "titulo" => "ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA" "resumo" => "O VIGENTE TRABALHO DISCORRE ACERCA DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES MINISTRADAS NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS AVANÇADO DE TANGARÁ DA SERRA, PROPOSTA PELO NÚCLEO DE DIVERSIDADES ÉTNICO RACIAIS DO CAMPUS, REALIZADAS ENTRE AS DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA. ESSAS ATIVIDADES FORAM FEITAS COM AS TURMAS DE 2° ANO DO ENSINO MÉDIO DA INSTITUIÇÃO, A QUAL POSSUIU O INTUITO DE LEVANTAR REFLEXÕES E DISCUSSÕES ENTRE OS ALUNOS SOBRE OS PROCESSOS HISTÓRICOS E CULTURAIS ENVOLVIDOS NA CONSOLIDAÇÃO DO PAPEL NO AFRODESCENDENTE NA SOCIEDADE BRASILEIRA E SUA RESPECTIVA SITUAÇÃO ECONÔMICA, SOCIAL E POLÍTICA. LOGO, PARA A REALIZAÇÃO DESSAS ATIVIDADES, OS ALUNOS ESTUDARAM OBRAS LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS QUE ABORDASSEM DESDE A VINDA DOS AFRICANOS PARA O BRASIL, ATÉ OS RESQUÍCIOS DEIXADOS PELA MÁ INSERÇÃO DOS NEGROS NA SOCIEDADE PÓS-ABOLICIONISTA PRESENTES NA CONTEMPORANEIDADE. DESSA FORMA, DURANTE ESSE ESTUDO, FOI DADO MAIOR ENFOQUE NOS ACONTECIMENTOS OCORRIDOS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX, PERÍODO EM QUE OCORRIAM AS CAMPANHAS ABOLICIONISTAS E TAMBÉM A TRANSIÇÃO DAS ESCOLAS LITERÁRIAS, SAINDO DA TERCEIRA FASE DO ROMANTISMO, PARA ADENTRAR AO INÍCIO DO REALISMO. O TRABALHO TAMBÉM BUSCA EVIDENCIAS O INDISPENSÁVEL PAPEL DA ESCOLA COMO FORMADORA DE OPINIÃO, NO COMBATE AO RACISMO INSTITUCIONAL E DEMAIS FORMAS DE PRECONCEITO E EXCLUSÕES SOCAIS, POIS, COMPETE A MESMA FOMENTAR O PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS E TAMBÉM PROMOVER A UNIÃO ESCOLAR POR MEIO DA INCLUSÃO E SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS DISCENTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "AFRODESCENDENTES, RACISMO INSTITUCIONAL, EDUCAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA6_ID6511_19072019113408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYSSA CABRAL COSTA" "autor_nome_curto" => "RAYSSA COSTA" "autor_email" => "rayssaacc@gmail.com" "autor_ies" => "IFMT CAMPUS AVANÇADO DE TANGARÁ DA SERRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59322 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 569 "inscrito_id" => 6511 "titulo" => "ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA" "resumo" => "O VIGENTE TRABALHO DISCORRE ACERCA DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES MINISTRADAS NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS AVANÇADO DE TANGARÁ DA SERRA, PROPOSTA PELO NÚCLEO DE DIVERSIDADES ÉTNICO RACIAIS DO CAMPUS, REALIZADAS ENTRE AS DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA. ESSAS ATIVIDADES FORAM FEITAS COM AS TURMAS DE 2° ANO DO ENSINO MÉDIO DA INSTITUIÇÃO, A QUAL POSSUIU O INTUITO DE LEVANTAR REFLEXÕES E DISCUSSÕES ENTRE OS ALUNOS SOBRE OS PROCESSOS HISTÓRICOS E CULTURAIS ENVOLVIDOS NA CONSOLIDAÇÃO DO PAPEL NO AFRODESCENDENTE NA SOCIEDADE BRASILEIRA E SUA RESPECTIVA SITUAÇÃO ECONÔMICA, SOCIAL E POLÍTICA. LOGO, PARA A REALIZAÇÃO DESSAS ATIVIDADES, OS ALUNOS ESTUDARAM OBRAS LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS QUE ABORDASSEM DESDE A VINDA DOS AFRICANOS PARA O BRASIL, ATÉ OS RESQUÍCIOS DEIXADOS PELA MÁ INSERÇÃO DOS NEGROS NA SOCIEDADE PÓS-ABOLICIONISTA PRESENTES NA CONTEMPORANEIDADE. DESSA FORMA, DURANTE ESSE ESTUDO, FOI DADO MAIOR ENFOQUE NOS ACONTECIMENTOS OCORRIDOS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX, PERÍODO EM QUE OCORRIAM AS CAMPANHAS ABOLICIONISTAS E TAMBÉM A TRANSIÇÃO DAS ESCOLAS LITERÁRIAS, SAINDO DA TERCEIRA FASE DO ROMANTISMO, PARA ADENTRAR AO INÍCIO DO REALISMO. O TRABALHO TAMBÉM BUSCA EVIDENCIAS O INDISPENSÁVEL PAPEL DA ESCOLA COMO FORMADORA DE OPINIÃO, NO COMBATE AO RACISMO INSTITUCIONAL E DEMAIS FORMAS DE PRECONCEITO E EXCLUSÕES SOCAIS, POIS, COMPETE A MESMA FOMENTAR O PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS E TAMBÉM PROMOVER A UNIÃO ESCOLAR POR MEIO DA INCLUSÃO E SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS DISCENTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "AFRODESCENDENTES, RACISMO INSTITUCIONAL, EDUCAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA6_ID6511_19072019113408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYSSA CABRAL COSTA" "autor_nome_curto" => "RAYSSA COSTA" "autor_email" => "rayssaacc@gmail.com" "autor_ies" => "IFMT CAMPUS AVANÇADO DE TANGARÁ DA SERRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }