Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: ATUAÇÃO NO COMBATE ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS

Palavra-chaves: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DESIGUALDADES SOCIAIS, INCLUSÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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      ANTES MARGINALIZADOS PELO PODER PÚBLICO. NESTE ESTUDO, APRESENTAMOS OS DESAFIOS ENCONTRADOS PARA SUA\r\n
      APLICABILIDADE, PASSANDO POR IMPORTANTES ETAPAS: DETECÇÃO DA PROBLEMÁTICA, CRIAÇÃO DE CONDIÇÕES PARA\r\n
      SUA SOLUÇÃO, APLICAÇÃO DAS POLÍTICAS E O MONITORAMENTO DA EFETIVAÇÃO. ESTE ESTUDO COMPREENDE SUA\r\n
      FUNCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ACORDO COM AS METAS EXPRESSAS NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014 – 2024). PARA ALÉM DA ANÁLISE DE UMA RESTRITA POLÍTICA EDUCACIONAL, O ENFOQUE DESTE ESTUDO ESTÁ DIRECIONADO PARA O SEU CONJUNTO, ATENTANDO PARA COMO ESTAS SE RELACIONAM A FIM DE PROMOVER A INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO DOS INDIVÍDUOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. SOB UMA ÓTICA METODOLÓGICA PARTINDO DE UMA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO (AAD), ASSOCIADA COM A RETÓRICA DO TEÓRICO MICHAEL FOUCAULT (1999), ANALISAMOS AS ESPECIFICIDADES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUAS PERMUTAS NA COMPARAÇÃO DO TRABALHO DO SER ARQUEOLÓGICO.
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS SÃO CARACTERIZADAS COMO POLÍTICAS PÚBLICAS ADVINDAS DO ESTADO COM O INTUITO DE PROMOVER A INSERÇÃO E A PERMANÊNCIA COM QUALIDADE DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ANTES MARGINALIZADOS PELO PODER PÚBLICO. NESTE ESTUDO, APRESENTAMOS OS DESAFIOS ENCONTRADOS PARA SUA APLICABILIDADE, PASSANDO POR IMPORTANTES ETAPAS: DETECÇÃO DA PROBLEMÁTICA, CRIAÇÃO DE CONDIÇÕES PARA SUA SOLUÇÃO, APLICAÇÃO DAS POLÍTICAS E O MONITORAMENTO DA EFETIVAÇÃO. ESTE ESTUDO COMPREENDE SUA FUNCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ACORDO COM AS METAS EXPRESSAS NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014 – 2024). PARA ALÉM DA ANÁLISE DE UMA RESTRITA POLÍTICA EDUCACIONAL, O ENFOQUE DESTE ESTUDO ESTÁ DIRECIONADO PARA O SEU CONJUNTO, ATENTANDO PARA COMO ESTAS SE RELACIONAM A FIM DE PROMOVER A INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO DOS INDIVÍDUOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. SOB UMA ÓTICA METODOLÓGICA PARTINDO DE UMA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO (AAD), ASSOCIADA COM A RETÓRICA DO TEÓRICO MICHAEL FOUCAULT (1999), ANALISAMOS AS ESPECIFICIDADES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUAS PERMUTAS NA COMPARAÇÃO DO TRABALHO DO SER ARQUEOLÓGICO.

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