A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA: OS DESAFIOS DE SUA PRÁTICA COMO (RE) PENSAR AMBIENTAL.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58212 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 40 "inscrito_id" => 423 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA: OS DESAFIOS DE SUA PRÁTICA COMO (RE) PENSAR AMBIENTAL." "resumo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL MANTÉM UMA RELAÇÃO NA PRESERVAÇÃO DO EQUILÍBRIO DO MEIO AMBIENTE, ENTENDENDO-SE A DEFESA DA QUALIDADE AMBIENTAL COMO O VALOR INSEPARÁVEL DO EXERCÍCIO DA CIDADANIA CONFORME ART. 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. SUA PRÁTICA TORNA-SE UM PROCESSO QUE CONVERGEM AO ENCONTRO DA PREVENÇÃO DOS ACIDENTES AMBIENTAIS E PARTE DE UM CONJUNTO DE AÇÕES QUE OBJETIVA A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA. SUA CONSTRUÇÃO ORIGINA-SE DE UM PROCESSO EDUCATIVO QUE IMPLICA EM UM SABER AMBIENTAL MATERIALIZADO NOS VALORES ÉTICOS E NAS AÇÕES POLÍTICAS DE CONVÍVIO SOCIAL, QUE BUSCA UMA DISTRIBUIÇÃO IGUALITÁRIA ENTRE OS BENEFÍCIOS E OS PREJUÍZOS SOBRE A APROPRIAÇÃO E DO USO DA NATUREZA. NESSE SENTIDO, DEVEMOS VER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UM PROCESSO QUE CAMINHA RUMO A UMA MUDANÇA DE POSTURA PARA A COMPOSIÇÃO DA SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL RESGATANDO O SIGNIFICADO DO VALOR ECOLÓGICO COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO DO MEIO. ESSE ARTIGO É RESULTADO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDO NAS SÉRIES INICIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE UBERLÂNDIA-MG COM O OBJETIVO DE APROXIMAR OS ESTUDANTES DOS ELEMENTOS DO SEU COTIDIANO, TORNANDO-OS CONSTRUTORES INTERPRETATIVOS DA REALIDADE VIVIDA, DESPERTANDO ASSIM A CURIOSIDADE E A APROXIMAÇÃO DOS FATOS ANALISADOS COMO POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM, TENTANDO MELHORAR O SEU COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO AO AMBIENTE ESCOLAR COMO POR EXEMPLO ZELAR PELAS SALAS DE AULA, O PÁTIO LIMPO, O BARULHO, O RESPEITO AOS COLEGAS E A PROFESSORA DURANTE O TEMPO EM QUE PERMANECEM NA ESCOLA E ACREDITAR QUE ELE TAMBÉM LEVE ESSE COMPORTAMENTO PARA O SEU AMBIENTE SOCIAL FORA DO ESPAÇO ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SOCIOAMBIENTAL, SABER AMBIENTAL, MULTIDISCIPLINAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID423_21022019103610.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO SERGIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulo.silva@ufu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58212 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 40 "inscrito_id" => 423 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA: OS DESAFIOS DE SUA PRÁTICA COMO (RE) PENSAR AMBIENTAL." "resumo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL MANTÉM UMA RELAÇÃO NA PRESERVAÇÃO DO EQUILÍBRIO DO MEIO AMBIENTE, ENTENDENDO-SE A DEFESA DA QUALIDADE AMBIENTAL COMO O VALOR INSEPARÁVEL DO EXERCÍCIO DA CIDADANIA CONFORME ART. 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. SUA PRÁTICA TORNA-SE UM PROCESSO QUE CONVERGEM AO ENCONTRO DA PREVENÇÃO DOS ACIDENTES AMBIENTAIS E PARTE DE UM CONJUNTO DE AÇÕES QUE OBJETIVA A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA. SUA CONSTRUÇÃO ORIGINA-SE DE UM PROCESSO EDUCATIVO QUE IMPLICA EM UM SABER AMBIENTAL MATERIALIZADO NOS VALORES ÉTICOS E NAS AÇÕES POLÍTICAS DE CONVÍVIO SOCIAL, QUE BUSCA UMA DISTRIBUIÇÃO IGUALITÁRIA ENTRE OS BENEFÍCIOS E OS PREJUÍZOS SOBRE A APROPRIAÇÃO E DO USO DA NATUREZA. NESSE SENTIDO, DEVEMOS VER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UM PROCESSO QUE CAMINHA RUMO A UMA MUDANÇA DE POSTURA PARA A COMPOSIÇÃO DA SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL RESGATANDO O SIGNIFICADO DO VALOR ECOLÓGICO COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO DO MEIO. ESSE ARTIGO É RESULTADO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDO NAS SÉRIES INICIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE UBERLÂNDIA-MG COM O OBJETIVO DE APROXIMAR OS ESTUDANTES DOS ELEMENTOS DO SEU COTIDIANO, TORNANDO-OS CONSTRUTORES INTERPRETATIVOS DA REALIDADE VIVIDA, DESPERTANDO ASSIM A CURIOSIDADE E A APROXIMAÇÃO DOS FATOS ANALISADOS COMO POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM, TENTANDO MELHORAR O SEU COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO AO AMBIENTE ESCOLAR COMO POR EXEMPLO ZELAR PELAS SALAS DE AULA, O PÁTIO LIMPO, O BARULHO, O RESPEITO AOS COLEGAS E A PROFESSORA DURANTE O TEMPO EM QUE PERMANECEM NA ESCOLA E ACREDITAR QUE ELE TAMBÉM LEVE ESSE COMPORTAMENTO PARA O SEU AMBIENTE SOCIAL FORA DO ESPAÇO ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SOCIOAMBIENTAL, SABER AMBIENTAL, MULTIDISCIPLINAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID423_21022019103610.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO SERGIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulo.silva@ufu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }