O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO BUSCAR A VIABILIDADE DE ESTRATÉGIAS QUE COLABOREM PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO EM ÁREAS RURAIS E PRINCIPALMENTE AJUDAR OS DOCENTES EM SUAS PRÁTICAS DIÁRIAS EM CLASSES MULTISSERIADAS. OBSERVANDO E VIVENCIANDO ESTA PROBLEMÁTICA, NOTA-SE QUE AS ESCOLAS RURAIS, EM SUA MAIORIA POSSUEM UMA CARÊNCIA SIGNIFICATIVAMENTE MAIOR QUE AS DA ZONA URBANA, PORTANTO, O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM NAS CLASSES MULTISSERIADAS DEVE RECEBER MAIOR ATENÇÃO E DEDICAÇÃO, UMA VEZ QUE, EXISTE À JUNÇÃO DE SÉRIES VARIADAS DIVIDINDO O MESMO ESPAÇO. MEDIANTE O EXPOSTO, O REFERIDO ESTUDO FUNDAMENTA-SE EM CONFORMIDADE COM AS TEORIAS DE ALGUNS AUTORES QUE VERSAM SOBRE O TEMA. COMO SE SABE, AS TURMAS MULTISSERIADAS SÃO SUBMETIDAS A DIVERSAS SITUAÇÕES DURANTE TODO ANO LETIVO. DENTRE ELAS: A TROCA DE PROFESSORES, PROBLEMAS COM ESPAÇO, PROBLEMAS COM MATERIAL, SEM FALAR QUE ALGUNS PROFESSORES ACABAM NÃO SE ADAPTANDO A ESSA FORMA DE ENSINO E NÃO CONSEGUEM LHE DAR ADEQUADAMENTE COM A SITUAÇÃO E ACABAM TRATANDO A TURMA COMO SE TODOS ESTIVESSEM NA MESMA SÉRIE. POR FIM, A PESQUISA TRAZ A RELEVÂNCIA EM DESENVOLVER NÃO SÓ PROJETOS, BEM COMO NOVAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS E AVALIATIVAS QUE FAVOREÇAM A RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NESSA MODALIDADE DE ENSINO.