A PROPOSTA DESTE ARTIGO É REALIZAR UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE COMO AS PROPOSTAS CONTIDAS NAS MATRIZES DE REFERÊNCIA E DOS OBJETOS ASSOCIADOS DO ENEM PODEM SER ALINHADAS AOS PROCESSOS DE ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO. PARA O INEP, A AVALIAÇÃO DO ENEM TEM COMO PROPOSTA QUESTÕES DE HISTÓRIA QUE NECESSITAM DE CONHECIMENTOS MAIS ABRANGENTES E RELACIONADOS A UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DOS ALUNOS. ASSIM, O PROFESSOR DE HISTÓRIA PODE DESENVOLVER UMA METODOLOGIA DE ENSINO QUE POSSA RELACIONAR OS TEMAS ESTUDADOS EM SALA DE AULA COM AS MATRIZES DE REFERÊNCIA DO ENEM, AMPLIANDO OS ESTUDOS DA HISTÓRIA, NA MEDIDA EM QUE PARTA DE PESQUISAS E PROBLEMATIZAÇÕES DAS TEMÁTICAS QUE SÃO APLICADAS NA AVALIAÇÃO. ISTO FAVORECE UMA RELAÇÃO ENTRE OS PROFESSORES E OS ALUNOS CONSTRUINDO UMA PRODUÇÃO CONJUNTA DO CONHECIMENTO, POSSIBILITANDO A COMPREENSÃO DOS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS E ENVOLVENDO RELAÇÕES DE CONTEXTO DE VÁRIOS INTERESSES E CARACTERÍSTICAS DIFERENTES, QUANDO SÃO EXPLICADOS NUMA ÓTICA DE UMA REDE DE LIGAÇÕES E DE FORMA CRÍTICA. PARA O ALCANCE DO OBJETIVO DA INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DE MOSSORÓ/RN, JUNTO À PROFESSORES QUE ATUAM NO ENSINO MÉDIO. O ENEM COM AS SUAS MATRIZES DE REFERÊNCIA PODE AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DOS PROFESSORES EM REALIZAR UM ENSINO DE HISTÓRIA QUE POSSA CONTEMPLAR CONCEITOS E REFLEXÕES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CRITICIDADE DOS ALUNOS.