AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: CAMINHOS RUMO À DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59417 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3179 "inscrito_id" => 2370 "titulo" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: CAMINHOS RUMO À DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO ANALISA QUAL O PAPEL DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS. EXPÕE, AINDA, AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO COM BASE EM AUTORES ESTUDIOSOS DA TEMÁTICA, PROBLEMATIZA A FORMA COMO A AVALIAÇÃO É VISTA E POSTA EM PRÁTICA HOJE, E APRESENTA FORMAS DE USAR A AVALIAÇÃO NA INCLUSÃO DE ALUNOS MARGINALIZADOS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI ESTUDO BIBLIOGRÁFICO FEITO A PARTIR DA LEITURA DOS TEXTOS PROPOSTOS NO COMPONENTE CURRICULAR DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL II QUE DISCUTIAM SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO. BUSCAMOS RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES: O QUE É AVALIAÇÃO? COMO A AVALIAÇÃO ESTÁ SENDO VISTA E APLICADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM REDES PÚBLICAS? DE QUE FORMA A AVALIAÇÃO PODE SER USADA FAVORECENDO A INCLUSÃO SOCIAL E CULTURAL? NOSSA HIPÓTESE É QUE OS PROFESSORES QUE ENTENDEM A AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DISSONANTE AOS PROCESSOS CLASSIFICATÓRIOS E APLICAM-NA DE FORMA QUE SEJA ANALISADO SE O CONHECIMENTO FOI APREENDIDO PELOS ALUNOS, VISANDO UMA REFORMULAÇÃO DOS PLANOS DE AULA SEGUNDO AS DEMANDAS IDENTIFICADAS, FAVORECEM O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO. TOMAMOS COMO REFERÊNCIA TEÓRICOS QUE DISCUTEM A RESPEITO DA TEMÁTICA DA AVALIAÇÃO, SENDO ESTES: HOFFMANN (2014), FERNANDES E FREITAS (2007) E SOBRAL E SALVINO (2015), LUCKESI (1987), E LIBÂNEO (2013)" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID2370_14092019154228.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMA ALVES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "GILMA A. FERREIRA" "autor_email" => "gilmaaf_28@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59417 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3179 "inscrito_id" => 2370 "titulo" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: CAMINHOS RUMO À DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO ANALISA QUAL O PAPEL DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS. EXPÕE, AINDA, AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO COM BASE EM AUTORES ESTUDIOSOS DA TEMÁTICA, PROBLEMATIZA A FORMA COMO A AVALIAÇÃO É VISTA E POSTA EM PRÁTICA HOJE, E APRESENTA FORMAS DE USAR A AVALIAÇÃO NA INCLUSÃO DE ALUNOS MARGINALIZADOS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI ESTUDO BIBLIOGRÁFICO FEITO A PARTIR DA LEITURA DOS TEXTOS PROPOSTOS NO COMPONENTE CURRICULAR DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL II QUE DISCUTIAM SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO. BUSCAMOS RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES: O QUE É AVALIAÇÃO? COMO A AVALIAÇÃO ESTÁ SENDO VISTA E APLICADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM REDES PÚBLICAS? DE QUE FORMA A AVALIAÇÃO PODE SER USADA FAVORECENDO A INCLUSÃO SOCIAL E CULTURAL? NOSSA HIPÓTESE É QUE OS PROFESSORES QUE ENTENDEM A AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DISSONANTE AOS PROCESSOS CLASSIFICATÓRIOS E APLICAM-NA DE FORMA QUE SEJA ANALISADO SE O CONHECIMENTO FOI APREENDIDO PELOS ALUNOS, VISANDO UMA REFORMULAÇÃO DOS PLANOS DE AULA SEGUNDO AS DEMANDAS IDENTIFICADAS, FAVORECEM O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO. TOMAMOS COMO REFERÊNCIA TEÓRICOS QUE DISCUTEM A RESPEITO DA TEMÁTICA DA AVALIAÇÃO, SENDO ESTES: HOFFMANN (2014), FERNANDES E FREITAS (2007) E SOBRAL E SALVINO (2015), LUCKESI (1987), E LIBÂNEO (2013)" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID2370_14092019154228.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMA ALVES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "GILMA A. FERREIRA" "autor_email" => "gilmaaf_28@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }