O PRESENTE ESTUDO ANALISA QUAL O PAPEL DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS. EXPÕE, AINDA, AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO COM BASE EM AUTORES ESTUDIOSOS DA TEMÁTICA, PROBLEMATIZA A FORMA COMO A AVALIAÇÃO É VISTA E POSTA EM PRÁTICA HOJE, E APRESENTA FORMAS DE USAR A AVALIAÇÃO NA INCLUSÃO DE ALUNOS MARGINALIZADOS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI ESTUDO BIBLIOGRÁFICO FEITO A PARTIR DA LEITURA DOS TEXTOS PROPOSTOS NO COMPONENTE CURRICULAR DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL II QUE DISCUTIAM SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO. BUSCAMOS RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES: O QUE É AVALIAÇÃO? COMO A AVALIAÇÃO ESTÁ SENDO VISTA E APLICADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM REDES PÚBLICAS? DE QUE FORMA A AVALIAÇÃO PODE SER USADA FAVORECENDO A INCLUSÃO SOCIAL E CULTURAL? NOSSA HIPÓTESE É QUE OS PROFESSORES QUE ENTENDEM A AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DISSONANTE AOS PROCESSOS CLASSIFICATÓRIOS E APLICAM-NA DE FORMA QUE SEJA ANALISADO SE O CONHECIMENTO FOI APREENDIDO PELOS ALUNOS, VISANDO UMA REFORMULAÇÃO DOS PLANOS DE AULA SEGUNDO AS DEMANDAS IDENTIFICADAS, FAVORECEM O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO. TOMAMOS COMO REFERÊNCIA TEÓRICOS QUE DISCUTEM A RESPEITO DA TEMÁTICA DA AVALIAÇÃO, SENDO ESTES: HOFFMANN (2014), FERNANDES E FREITAS (2007) E SOBRAL E SALVINO (2015), LUCKESI (1987), E LIBÂNEO (2013)