Os momentos formativos nas instituições de ensino subsidiam o desenvolvimento de uma prática educativa autônoma e consciente. Nesse sentido, o projeto “Educação Infantil: o berço disseminador de leitores e escritores” visa proporcionar momentos reflexivos, partilhas de experiências e a revisão teórica sobre os fazeres pedagógicos. Diante disso, investigamos as contribuições desse projeto através da análise dos relatos de pais, alunos e professores registrados em um portfólio reflexivo. Essa experiência educativa tem como lócus o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Ilka Soares da Silva localizado na cidade do Natal/RN sendo implementada na instituição pelo trabalho articulado da coordenação pedagógica, equipe gestora e corpo docente. Adotamos como repertório teórico as contribuições de autores como Freire (2001), Zabala (1998), Zilberman (1988) e Amarilha (2006) entre outros. Como resultados preliminares, apontamos mudanças no âmbito da elaboração, execução e reflexão do planejamento com os gêneros literários pelos professores, bem como na utilização pedagógica regular da sala de leitura.