O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) QUE FOI CRIADO NO INTUITO DE INCENTIVAR E QUALIFICAR A DOCÊNCIA DOS FUTUROS PROFESSORES. TAL INCENTIVO TROUXE CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NAS ESCOLAS QUE SÃO ATENDIDAS PELO SUBPROJETO PIBID GEOGRAFIA UFPA CAMPUS-ALTAMIRA. A PARTIR DO INGRESSO DOS BOLSISTAS-POTENCIALMENTE FUTUROS PROFESSORES , OS ALUNOS DAS ESCOLAS PERTENCENTES AO PROGRAMA CONSEGUIRAM MAIOR AJUDA NA SALA DE AULA PRINCIPALMENTE QUANDO NECESSITAM TIRAR ALGUMA DÚVIDA SOBRE DETERMINADO ASSUNTO, TENDO EM VISTA QUE NA MAIORIA DAS VEZES AS SALAS SÃO SUPERLOTADAS DE ALUNOS E APENAS UM PROFESSOR ACABA NÃO CONSEGUINDO DAR SUPORTE SUFICIENTE. OS PROFESSORES JUNTAMENTE COM OS BOLSISTAS PROCURAM SEMPRE REALIZAR AULAS DINÂMICAS ELEVANDO O NÍVEL DE ATENÇÃO DOS ALUNOS E MELHORANDO A COMPREENSÃO DELES EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS ABORDADOS. O ESTUDO FOI REALIZADO NAS TRÊS ESCOLAS PARTICIPANTES DO SUBPROJETO EM ALTAMIRA/PA. PARA OBTERMOS OS DADOS DESTA ANÁLISE, FORAM APLICADOS TRÊS MODELOS DE QUESTIONÁRIOS, SENDO UM DESTINADO AOS ALUNOS DA ESCOLA, OUTRO QUESTIONÁRIO FOI DIRECIONADO AOS RESPECTIVOS PROFESSORES SUPERVISORES E POR ÚLTIMO FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO A TODO AOS PIBIDIANOS ENVOLVIDOS NO SUBPROJETO PIBID GEOGRAFIA UFPA CAMPUS ALTAMIRA.