ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DA OFICINA “A ARTE DE PINTAR COM A TERRA” PARA O ENSINO APRENDIZAGEM EM SOLOS. A OFICINA FOI OFERTADA NO DIA 7 DE JULHO, TENDO COMO PARTICIPANTES OS ESTUDANTES SURDOS E ESTUDANTES OUVINTES DA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, MATRICULADOS NO CURSO TÉCNICO DE INSTRUÇÃO E TRADUÇÃO DE LIBRAS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONAL (EEEP) JOAQUIM NOGUEIRA, FORTALEZA - CE. A OFICINA FOI UMA ATIVIDADE IDEALIZADA A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO CHAMADO “A ARTE DE PINTAR COM A TERRA”, DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE). DURANTE A OFICINA, NO PRIMEIRO MOMENTO, FIZEMOS UMA EXPOSIÇÃO TEÓRICA, EM SALA DE AULA, SOBRE O SOLO; EM UM SEGUNDO MOMENTO, FOCAMOS NA PRODUÇÃO DE TINTAS E PINTURAS DE QUADROS POR PARTE DOS ESTUDANTES. AO FINAL DA OFICINA, COMO RESULTADOS, PERCEBEMOS QUE AS ARTES PRODUZIDAS PELOS ESTUDANTES FAZIAM REFERÊNCIA ÀS SUAS IDENTIDADES E CULTURAS.