OS PRINCÍPIOS DA PESQUISA NOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) DEVEM ESTAR ALINHADOS AS RESOLUÇÕES QUE DEFINEM AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O FUNCIONAMENTO DOS CURSOS, ASSIM COMO CONTEMPLADOS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO (PPC) DAS IES. DESTA FORMA, OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DEVERÃO SER DELINEADOS PARA COMPOREM AS SUAS MATRIZES CURRICULARES. SENDO ASSIM, ESTE ARTIGO APRESENTOU COMO OBJETIVO INVESTIGAR O LUGAR DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) NO PPC DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EF DE TRÊS IES PÚBLICAS FEDERAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA FOI UTILIZADA A ANÁLISE DOCUMENTAL (GIL, 2008) DO PPC DOS CURSOS INVESTIGADOS, ASSIM COMO DAS LEGISLAÇÕES VIGENTES (BRASIL, 2002, 2004, 2015). OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) VÊM REALIZANDO UM ESFORÇO EM INCENTIVAR SEUS ALUNOS A PARTICIPAREM DE PROGRAMAS DE IC E DE GRUPOS DE PESQUISA. ENTRETANTO, É NOTÓRIA A NECESSIDADE DE MAIOR EXPANSÃO DOS PROGRAMAS DE IC NOS CURSOS INVESTIGADOS.