ESSE ARTIGO APRESENTA A PESQUISA-AÇÃO E INTERVENÇÃO REALIZADA PELOS ALUNOS DE OFICINA GEOGRÁFICA III DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NA ESCOLA MUNICIPAL T. F. P, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. A PRIMEIRA ETAPA SE DEU NA OBSERVAÇÃO DA INFRAESTRUTURA E DO APOIO QUE ESSA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PODE OFERECER PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, SEJAM ELAS FÍSICAS OU MENTAIS. A SEGUNDA ETAPA CONSISTIU EM ENTREVISTAS COM A PSICOPEDAGOGA E UM DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA ESCOLA, ACERCA DA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A TERCEIRA ETAPA FOI UMA INTERVENÇÃO NO NONO ANO B DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM DURAÇÃO DE 100 MINUTOS, TRAZENDO UMA PRIMEIRA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE PLANEJAMENTO URBANO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E UMA SEGUNDA ABORDAGEM COM A PARTE PRÁTICA, CONSISTINDO EM UMA OFICINA DE CARTAZES. NESTA ATIVIDADE, OS ALUNOS RECEBERAM IMAGENS DE PROBLEMAS ORIUNDOS DA FALTA DE PLANEJAMENTO URBANO NO BAIRRO, MOMENTO EM QUE ASSOCIARAM QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DESTA PROBLEMÁTICA, NOTADAMENTE PARA O PÚBLICO COM NECESSIDADES ESPECIAIS. O NONO (9°) ANO B CONTA COM DUAS ALUNAS TIDAS COMO AUTISTAS PELO CADASTRO DA ESCOLA, MAS QUE DURANTE A INTERVENÇÃO NA ESCOLA CONSTATAMOS QUE POSSUEM NA VERDADE TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH). POR FIM, ELUCIDOU-SE O RESULTADO QUE O SUPORTE PSICOLÓGICO DA ESCOLA OFERECE E COMO A ESTRUTURA DESSA INSTITUIÇÃO DE ENSINO REVERBERA NOS ALUNOS.