ESTE ARTIGO DESCREVE A EXPERIÊNCIA VIVIDA EM SALA DE AULA, EXERCENDO A PRÁTICA DOCENTE ENQUANTO ESTAGIÁRIO EM ESCOLA DA REDE PÚBLICA. A EXECUÇÃO DO ESTÁGIO FOI A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA COM CARGA HORÁRIA DE 20 HORAS, PRECEDIDA DE OBSERVAÇÃO NÃO PARTICIPANTE COM CARGA HORÁRIA DE 8 HORAS. O PÚBLICO-ALVO ESCOLHIDO FORAS ALUNOS DE TERCEIRO ANO DE ENSINO MÉDIO. O PRINCIPAL OBJETIVO DA MESMA FOI LEVAR CONTEÚDOS VOLTADOS PARA A ÁREA DA PROGRAMAÇÃO, UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG, PARA ATRELAR À DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, COM O INTUITO DE RESOLVER PROBLEMAS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA FORAM ABORDADOS OS CONTEÚDOS FOCADOS EM MATRIZES, POR EXEMPLO, MATRIZES QUADRADAS DE ORDEM 2X2, 3X3 E ALGUNS TIPOS DE MATRIZES NOTÁVEIS, COMO, MATRIZ IDENTIDADE, MATRIZ NULA, DIAGONAL PRINCIPAL E DIAGONAL SECUNDÁRIA. PARA AGREGAR ESSES CONTEÚDOS COM A PROGRAMAÇÃO FOI SELECIONADO OS CONTEÚDOS DE DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS E CONSTANTES, CONDICIONAIS, LAÇOS DE REPETIÇÃO, FUNÇÕES E PROCEDIMENTOS. A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO POSSIBILITOU A REFLETIR SOBRE A AUTOAVALIAÇÃO DA PREPARAÇÃO DOS CONTEÚDOS E DA METODOLOGIA ABORDADA PELO PRÓPRIO ESTAGIÁRIO, QUE AGREGA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO COMO PROFISSIONAL.