O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O ENSINO DA UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS NO ENSINO MÉDIO, COM FOCO PRINCIPAL NA COMPARAÇÃO DA BNCC COM OS PCPE. PARA ISSO, FOI TOMADO COMO REFERENCIAL TEÓRICO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO E OS PARÂMETROS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO. ESTA PESQUISA APRESENTA UMA ABORDAGEM DOCUMENTAL DE CARÁTER QUALITATIVO, SENDO ANALISADOS ALGUNS DOCUMENTOS CURRICULARES A FIM DE OBSERVAR COMO SE DAR O ENSINO DE NÚMEROS DESDE O ENSINO BÁSICO ATÉ NO ENSINO SUPERIOR. A PARTIR DAS ANALISE, CONCLUIU-SE QUE O ENSINO DESSA UNIDADE TEMÁTICA É DE SUMA IMPORTÂNCIA, POIS ESTÁ PRESENTE EM VÁRIOS CONTEXTOS DO NOSSO COTIDIANO. MAS VEMOS QUE NO ENSINO MÉDIO A BNCC DEIXA A DESEJAR AO COMPARARMOS ELA COM OS PCPE, POR DEIXAR OS CONTEÚDOS DE MANEIRA DESASSOCIADOS DA SUA UNIDADE TEMÁTICA, SENDO INSERIDOS NO CAMPO DA ARITMÉTICA. NOTOU-SE AINDA QUE, SUA FORMULAÇÃO TENTA LEVAR O ENSINO DE FORMA TECNICISTA ONDE VISA TRABALHAR COM O OLHAR VOLTADO PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE PARA O TRABALHO, E NÃO, MAS PARA A CONCLUSÃO DO ENSINO BÁSICO, ONDE ANTES ERA TRABALHADO DE FORMA QUE PREPARAVA O ALUNO PARA INGRESSAR NO ENSINO SUPERIOR. A PARTIR DAS REFLEXÕES REALIZADAS NESTE TRABALHO, É ESPERADO QUE OS LEITORES PASSEM A TER UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A BNCC, POIS BUSCAMOS QUE OS RESULTADOS AQUI APRESENTADOS CONTRIBUAM COM A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES, PROFESSORES E PESQUISADORES INTERESSADOS NESSE TEMA.