Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS EM UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL

Palavra-chaves: PARALISIA CEREBRAL, RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59092
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2188
    "inscrito_id" => 11528
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS EM UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR A APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS ADAPTADOS E RECURSOS PEDAGÓGICOS COMO JOGOS NO COMPUTADOR, PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA E OUTRAS HABILIDADES MOTORAS DE UM ALUNO COM DIAGNÓSTICO DE PARALISIA. PARTICIPOU DESTE TRABALHO UM ALUNO DO GÊNERO MASCULINO COM 9 ANOS DE IDADE E SUA PROFESSORA DA SALA DE RECURSO, DE 35 ANOS DE IDADE ATUANTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. A COLETA DE DADOS OCORREU EM UMA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA CIDADE DE OEIRAS-PI. O PERÍODO DE COLETA DE DADOS FOI DE FEVEREIRO A JUNHO DE 2017. PARA TAL, FORAM UTILIZADOS DOIS INSTRUMENTOS DE PESQUISA, SENDO O CADERNO DE REGISTRO QUE FOI UTILIZADO DURANTE O PROCESSO DE INTERVENÇÃO, EM QUE FORAM ANOTADAS AS INFORMAÇÕES RELEVANTES, DE FORMA A FACILITAR A ANÁLISE DOS DADOS. O SEGUNDO INSTRUMENTO FOI ÀS IMAGENS E FILMAGENS DURANTE A APLICAÇÃO E REALIZAÇÃO DOS JOGOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE O ALUNO TEVE AVANÇOS SIGNIFICATIVOS DIANTE DAS SUAS LIMITAÇÕES, NO QUE DIZ RESPEITO À SOCIALIZAÇÃO, AO TEMPO DE CONCENTRAÇÃO, AO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES REGULARES E EXTRACURRICULARES, E QUE O MESMO TEM UM ENORME POTENCIAL E CONDIÇÕES DE AVANÇAR CADA VEZ MAIS, O QUE VAI DEPENDER É A ESTIMULAÇÃO E OS RECURSOS PROPOSTOS. OS JOGOS PROPICIARAM AO ALUNO AVANÇO NÃO SÓ NA ESCRITA COMO NO USO DE EXPRESSÕES CORPORAIS E FACIAIS. CONCLUI-SE QUE OS RECURSOS NAS SALAS DE AEE REPRESENTAM UM MEIO PARA PROPORCIONAR MAIOR AUTONOMIA DO ALUNO NA ESCOLA E, ASSIM, PROMOVER O ACESSO DO ALUNO AOS CONTEÚDOS ESCOLARES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "PARALISIA CEREBRAL, RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID11528_15082019202224.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA DAMASCENO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA SOUSA"
    "autor_email" => "fabidamasceno2014@gmail.c"
    "autor_ies" => "IFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59092
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2188
    "inscrito_id" => 11528
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS EM UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR A APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS ADAPTADOS E RECURSOS PEDAGÓGICOS COMO JOGOS NO COMPUTADOR, PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA E OUTRAS HABILIDADES MOTORAS DE UM ALUNO COM DIAGNÓSTICO DE PARALISIA. PARTICIPOU DESTE TRABALHO UM ALUNO DO GÊNERO MASCULINO COM 9 ANOS DE IDADE E SUA PROFESSORA DA SALA DE RECURSO, DE 35 ANOS DE IDADE ATUANTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. A COLETA DE DADOS OCORREU EM UMA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA CIDADE DE OEIRAS-PI. O PERÍODO DE COLETA DE DADOS FOI DE FEVEREIRO A JUNHO DE 2017. PARA TAL, FORAM UTILIZADOS DOIS INSTRUMENTOS DE PESQUISA, SENDO O CADERNO DE REGISTRO QUE FOI UTILIZADO DURANTE O PROCESSO DE INTERVENÇÃO, EM QUE FORAM ANOTADAS AS INFORMAÇÕES RELEVANTES, DE FORMA A FACILITAR A ANÁLISE DOS DADOS. O SEGUNDO INSTRUMENTO FOI ÀS IMAGENS E FILMAGENS DURANTE A APLICAÇÃO E REALIZAÇÃO DOS JOGOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE O ALUNO TEVE AVANÇOS SIGNIFICATIVOS DIANTE DAS SUAS LIMITAÇÕES, NO QUE DIZ RESPEITO À SOCIALIZAÇÃO, AO TEMPO DE CONCENTRAÇÃO, AO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES REGULARES E EXTRACURRICULARES, E QUE O MESMO TEM UM ENORME POTENCIAL E CONDIÇÕES DE AVANÇAR CADA VEZ MAIS, O QUE VAI DEPENDER É A ESTIMULAÇÃO E OS RECURSOS PROPOSTOS. OS JOGOS PROPICIARAM AO ALUNO AVANÇO NÃO SÓ NA ESCRITA COMO NO USO DE EXPRESSÕES CORPORAIS E FACIAIS. CONCLUI-SE QUE OS RECURSOS NAS SALAS DE AEE REPRESENTAM UM MEIO PARA PROPORCIONAR MAIOR AUTONOMIA DO ALUNO NA ESCOLA E, ASSIM, PROMOVER O ACESSO DO ALUNO AOS CONTEÚDOS ESCOLARES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "PARALISIA CEREBRAL, RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID11528_15082019202224.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA DAMASCENO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA SOUSA"
    "autor_email" => "fabidamasceno2014@gmail.c"
    "autor_ies" => "IFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR A APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS ADAPTADOS E RECURSOS PEDAGÓGICOS COMO JOGOS NO COMPUTADOR, PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA E OUTRAS HABILIDADES MOTORAS DE UM ALUNO COM DIAGNÓSTICO DE PARALISIA. PARTICIPOU DESTE TRABALHO UM ALUNO DO GÊNERO MASCULINO COM 9 ANOS DE IDADE E SUA PROFESSORA DA SALA DE RECURSO, DE 35 ANOS DE IDADE ATUANTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. A COLETA DE DADOS OCORREU EM UMA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA CIDADE DE OEIRAS-PI. O PERÍODO DE COLETA DE DADOS FOI DE FEVEREIRO A JUNHO DE 2017. PARA TAL, FORAM UTILIZADOS DOIS INSTRUMENTOS DE PESQUISA, SENDO O CADERNO DE REGISTRO QUE FOI UTILIZADO DURANTE O PROCESSO DE INTERVENÇÃO, EM QUE FORAM ANOTADAS AS INFORMAÇÕES RELEVANTES, DE FORMA A FACILITAR A ANÁLISE DOS DADOS. O SEGUNDO INSTRUMENTO FOI ÀS IMAGENS E FILMAGENS DURANTE A APLICAÇÃO E REALIZAÇÃO DOS JOGOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE O ALUNO TEVE AVANÇOS SIGNIFICATIVOS DIANTE DAS SUAS LIMITAÇÕES, NO QUE DIZ RESPEITO À SOCIALIZAÇÃO, AO TEMPO DE CONCENTRAÇÃO, AO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES REGULARES E EXTRACURRICULARES, E QUE O MESMO TEM UM ENORME POTENCIAL E CONDIÇÕES DE AVANÇAR CADA VEZ MAIS, O QUE VAI DEPENDER É A ESTIMULAÇÃO E OS RECURSOS PROPOSTOS. OS JOGOS PROPICIARAM AO ALUNO AVANÇO NÃO SÓ NA ESCRITA COMO NO USO DE EXPRESSÕES CORPORAIS E FACIAIS. CONCLUI-SE QUE OS RECURSOS NAS SALAS DE AEE REPRESENTAM UM MEIO PARA PROPORCIONAR MAIOR AUTONOMIA DO ALUNO NA ESCOLA E, ASSIM, PROMOVER O ACESSO DO ALUNO AOS CONTEÚDOS ESCOLARES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.