POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62081 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 671 "inscrito_id" => 6199 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "A DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES É NECESSÁRIA E PERTINENTE PARA PENSARMOS SOBRE UMA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, PRINCIPALMENTE, AO REFLETIRMOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ATUARÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISCUTIR AS POSSIBILIDADES FORMATIVAS EM UMA PERSPECTIVA LEGAL E INSTITUCIONAL DO PROFESSOR PEDAGOGO. A METODOLOGIA DESTE ESTUDO FOI DE ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO O MÉTODO DO ESTUDO DE CASO ÚNICO ALIADO A PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. COMO SUPORTE TEÓRICO, O ESTUDO TEVE APOIO EM FARIAS, NÓBREGA-THERRIEN E MORAES (2017), PIRES, FERREIRA E LIMA (2010), WEYLL (2017) E NA LEGISLAÇÃO BUSCAMOS SUPORTE NA DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA-DCN’S (2006), PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PNE (2014-2024), DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (2013), PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA (1997) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017). COM ISSO, PERCEBEMOS QUE DURANTE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR A NECESSIDADE DA ASSOCIAÇÃO ENTRE ESTES DOIS PRINCÍPIOS: TEORIA E A PRÁTICA DEFENDE-SE UMA FORMAÇÃO INICIAL QUE CONTEMPLE ESTAS POSSIBILIDADES, ASSIM, CONDUZINDO UMA CONSTITUIÇÃO DE SABERES FAVORÁVEIS AOS PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS. CONCLUI-SE A NECESSIDADE REFLEXIVA SOBRE OS SABERES PEDAGÓGICOS, AS DISCUSSÕES NO CONTEXTO DA SALA DE AULA, ASSIM, NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO QUALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID6199_25072019140306.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RACHEL RACHELLEY MATOS MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "RACHEL MONTEIRO" "autor_email" => "RACHEL.MONTEIRO@ALUNO.UEC" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62081 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 671 "inscrito_id" => 6199 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "A DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES É NECESSÁRIA E PERTINENTE PARA PENSARMOS SOBRE UMA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, PRINCIPALMENTE, AO REFLETIRMOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ATUARÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISCUTIR AS POSSIBILIDADES FORMATIVAS EM UMA PERSPECTIVA LEGAL E INSTITUCIONAL DO PROFESSOR PEDAGOGO. A METODOLOGIA DESTE ESTUDO FOI DE ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO O MÉTODO DO ESTUDO DE CASO ÚNICO ALIADO A PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. COMO SUPORTE TEÓRICO, O ESTUDO TEVE APOIO EM FARIAS, NÓBREGA-THERRIEN E MORAES (2017), PIRES, FERREIRA E LIMA (2010), WEYLL (2017) E NA LEGISLAÇÃO BUSCAMOS SUPORTE NA DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA-DCN’S (2006), PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PNE (2014-2024), DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (2013), PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA (1997) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017). COM ISSO, PERCEBEMOS QUE DURANTE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR A NECESSIDADE DA ASSOCIAÇÃO ENTRE ESTES DOIS PRINCÍPIOS: TEORIA E A PRÁTICA DEFENDE-SE UMA FORMAÇÃO INICIAL QUE CONTEMPLE ESTAS POSSIBILIDADES, ASSIM, CONDUZINDO UMA CONSTITUIÇÃO DE SABERES FAVORÁVEIS AOS PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS. CONCLUI-SE A NECESSIDADE REFLEXIVA SOBRE OS SABERES PEDAGÓGICOS, AS DISCUSSÕES NO CONTEXTO DA SALA DE AULA, ASSIM, NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO QUALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID6199_25072019140306.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RACHEL RACHELLEY MATOS MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "RACHEL MONTEIRO" "autor_email" => "RACHEL.MONTEIRO@ALUNO.UEC" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }