Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANALISE PEDAGÓGICA DO JOGO DA HIENA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS (2º E 5º ANO)

Palavra-chaves: ETNOMATEMÁTICA, LUDICIDADE, AFRICANIDADES, JOGO DA HIENA, JOGO DA HIENA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59072
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3918
    "inscrito_id" => 4829
    "titulo" => "ANALISE PEDAGÓGICA DO JOGO DA HIENA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS (2º E 5º ANO)"
    "resumo" => "O OBJETIVO DO TRABALHO É ANALISAR O USO DO JOGO LI’ BEL MERAFIB COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DESENVOLVIDAS PELO PROJETO DE EXTENSÃO LUDICIDADE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA (LAAB)  . METODOLOGICAMENTE A PESQUISA SE DIVIDE EM DOIS MOMENTOS. PRIMEIRO O BIBLIOGRÁFICO, COM FOCO NAS CONTRIBUIÇÕES PARA ETNOMATEMÁTICA DE PAULUS GERDES E D’ AMBRÓSIO, E NO LEVANTAMENTO DE JOGOS AFRICANOS COM DADOS EGÍPCIOS. SEGUNDO A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA DE MATEMÁTICA, COM A UTILIZAÇÃO DE TABULEIROS E DADOS AFRICANOS. A AÇÃO PRÁTICA FOI REALIZADA EM TURMAS DE 2º E 5° ANO DE ESCOLAS PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL (PA). O OBJETIVO DA OFICINA ERA VALORIZAR AS PRÁTICAS MATEMÁTICAS ORIUNDAS DO CONTINENTE AFRICANO JUNTO A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA, AUXILIANDO NO COMBATE AO PRECONCEITO E AO RACISMO. OS RESULTADOS OBTIDOS CONFIRMAM A POTENCIALIDADE DO JOGO CITADO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO E LÓGICO-MATEMÁTICO, BEM COMO PARA A INSTALAÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS. CONCLUI-SE QUE OS JOGOS DE TABULEIROS AFRICANOS SÃO RECURSOS IMPORTANTES PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA LÚDICA E CULTURALMENTE SIGNIFICATIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, LUDICIDADE, AFRICANIDADES, JOGO DA HIENA, JOGO DA HIENA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID4829_25092019172229.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA DA COSTA CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA COSTA"
    "autor_email" => "amandacostachaves15@gmail"
    "autor_ies" => "UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59072
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3918
    "inscrito_id" => 4829
    "titulo" => "ANALISE PEDAGÓGICA DO JOGO DA HIENA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS (2º E 5º ANO)"
    "resumo" => "O OBJETIVO DO TRABALHO É ANALISAR O USO DO JOGO LI’ BEL MERAFIB COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DESENVOLVIDAS PELO PROJETO DE EXTENSÃO LUDICIDADE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA (LAAB)  . METODOLOGICAMENTE A PESQUISA SE DIVIDE EM DOIS MOMENTOS. PRIMEIRO O BIBLIOGRÁFICO, COM FOCO NAS CONTRIBUIÇÕES PARA ETNOMATEMÁTICA DE PAULUS GERDES E D’ AMBRÓSIO, E NO LEVANTAMENTO DE JOGOS AFRICANOS COM DADOS EGÍPCIOS. SEGUNDO A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA DE MATEMÁTICA, COM A UTILIZAÇÃO DE TABULEIROS E DADOS AFRICANOS. A AÇÃO PRÁTICA FOI REALIZADA EM TURMAS DE 2º E 5° ANO DE ESCOLAS PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL (PA). O OBJETIVO DA OFICINA ERA VALORIZAR AS PRÁTICAS MATEMÁTICAS ORIUNDAS DO CONTINENTE AFRICANO JUNTO A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA, AUXILIANDO NO COMBATE AO PRECONCEITO E AO RACISMO. OS RESULTADOS OBTIDOS CONFIRMAM A POTENCIALIDADE DO JOGO CITADO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO E LÓGICO-MATEMÁTICO, BEM COMO PARA A INSTALAÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS. CONCLUI-SE QUE OS JOGOS DE TABULEIROS AFRICANOS SÃO RECURSOS IMPORTANTES PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA LÚDICA E CULTURALMENTE SIGNIFICATIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, LUDICIDADE, AFRICANIDADES, JOGO DA HIENA, JOGO DA HIENA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID4829_25092019172229.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA DA COSTA CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA COSTA"
    "autor_email" => "amandacostachaves15@gmail"
    "autor_ies" => "UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O OBJETIVO DO TRABALHO É ANALISAR O USO DO JOGO LI’ BEL MERAFIB COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DESENVOLVIDAS PELO PROJETO DE EXTENSÃO LUDICIDADE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA (LAAB) . METODOLOGICAMENTE A PESQUISA SE DIVIDE EM DOIS MOMENTOS. PRIMEIRO O BIBLIOGRÁFICO, COM FOCO NAS CONTRIBUIÇÕES PARA ETNOMATEMÁTICA DE PAULUS GERDES E D’ AMBRÓSIO, E NO LEVANTAMENTO DE JOGOS AFRICANOS COM DADOS EGÍPCIOS. SEGUNDO A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA DE MATEMÁTICA, COM A UTILIZAÇÃO DE TABULEIROS E DADOS AFRICANOS. A AÇÃO PRÁTICA FOI REALIZADA EM TURMAS DE 2º E 5° ANO DE ESCOLAS PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL (PA). O OBJETIVO DA OFICINA ERA VALORIZAR AS PRÁTICAS MATEMÁTICAS ORIUNDAS DO CONTINENTE AFRICANO JUNTO A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA, AUXILIANDO NO COMBATE AO PRECONCEITO E AO RACISMO. OS RESULTADOS OBTIDOS CONFIRMAM A POTENCIALIDADE DO JOGO CITADO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO E LÓGICO-MATEMÁTICO, BEM COMO PARA A INSTALAÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS. CONCLUI-SE QUE OS JOGOS DE TABULEIROS AFRICANOS SÃO RECURSOS IMPORTANTES PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA LÚDICA E CULTURALMENTE SIGNIFICATIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.