Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANALISE PEDAGÓGICA DO JOGO DA HIENA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS (2º E 5º ANO)

Palavra-chaves: ETNOMATEMÁTICA, LUDICIDADE, AFRICANIDADES, JOGO DA HIENA, JOGO DA HIENA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O OBJETIVO DO TRABALHO É ANALISAR O USO DO JOGO LI’ BEL MERAFIB COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DESENVOLVIDAS PELO PROJETO DE EXTENSÃO LUDICIDADE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA (LAAB) . METODOLOGICAMENTE A PESQUISA SE DIVIDE EM DOIS MOMENTOS. PRIMEIRO O BIBLIOGRÁFICO, COM FOCO NAS CONTRIBUIÇÕES PARA ETNOMATEMÁTICA DE PAULUS GERDES E D’ AMBRÓSIO, E NO LEVANTAMENTO DE JOGOS AFRICANOS COM DADOS EGÍPCIOS. SEGUNDO A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA DE MATEMÁTICA, COM A UTILIZAÇÃO DE TABULEIROS E DADOS AFRICANOS. A AÇÃO PRÁTICA FOI REALIZADA EM TURMAS DE 2º E 5° ANO DE ESCOLAS PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL (PA). O OBJETIVO DA OFICINA ERA VALORIZAR AS PRÁTICAS MATEMÁTICAS ORIUNDAS DO CONTINENTE AFRICANO JUNTO A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA, AUXILIANDO NO COMBATE AO PRECONCEITO E AO RACISMO. OS RESULTADOS OBTIDOS CONFIRMAM A POTENCIALIDADE DO JOGO CITADO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO E LÓGICO-MATEMÁTICO, BEM COMO PARA A INSTALAÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS. CONCLUI-SE QUE OS JOGOS DE TABULEIROS AFRICANOS SÃO RECURSOS IMPORTANTES PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA LÚDICA E CULTURALMENTE SIGNIFICATIVA.

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