, Tatianaolegáriodasilva et al.. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/63024>. Acesso em: 05/11/2024 03:27
OBJETIVAMOS NO TEXTO FAZER UMA REFLEXÃO A PARTIR DA NARRATIVA DE VIDA DE TRÊS ALUNOS DA TURMA DO EJA III, NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MOREIRA LEITE, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CRATO, SUL DO CEARÁ. COMO FONTE UTILIZAMOS UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NA AULA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, NA QUAL DISCUTÍAMOS SOBRE FONTES, FATOS, E SUJEITOS HISTÓRICOS. NA ATIVIDADE OS DISCENTES TIVERAM A OPORTUNIDADE DE NARRAR FRAGMENTOS QUE CONSIDERARAM MARCANTES EM SUAS TRAJETÓRIAS DE VIDA. ATRAVÉS DA ABORDAGEM QUALITATIVA, PERCEBEMOS NOS ESCRITOS DOS ESTUDANTES UM UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, VALORES E ATITUDES NÃO REDUZIDAS À OPERACIONALIZAÇÃO DE VARIÁVEIS. A LEITURA DAS FONTES NOS INDICARAM QUE OS MOMENTOS ELUCIDADOS PELOS EDUCANDOS, DIZIAM RESPEITO A MEMÓRIAS TRAUMÁTICAS LIGADAS A PRÁTICA DO BULLYING, O DESPREZO DA FAMÍLIA E A TRISTEZA PELA MORTE DOS PAIS. DIANTE DISSO, A PESQUISA NOS POSSIBILITOU COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DE VIDA NA BUSCA DE APROXIMAR A RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO, BEM COMO, DO CONTEÚDO TRABALHADO COM A REALIDADE DE CADA UM.