Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUINDO SABERES: APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS VOLTADAS AO ENSINO DE BIOMOLÉCULAS

Palavra-chaves: CONSTRUTIVISMO, ENSINO INVERTIDO, ENSINO DE BIOQUÍMICA, METODOLOGIAS ATIVAS, METODOLOGIAS ATIVAS Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59654
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1531
    "inscrito_id" => 8604
    "titulo" => "CONSTRUINDO SABERES: APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS VOLTADAS AO ENSINO DE BIOMOLÉCULAS"
    "resumo" => "A DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA APRESENTA CONTEÚDOS COMPLEXOS, QUE TORNAM-SE AINDA MAIS DIFÍCEIS QUANDO ENSINADO PELO MÉTODO TRADICIONAL, POIS HÁ DISTANCIAMENTO ENTRE PROFESSOR E ALUNO. LOGO, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE TORNAR O APRENDIZADO MAIS ATRATIVO E SIGNIFICATIVO. A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, COMO O ENSINO CONSTRUTIVISTA E O ENSINO INVERTIDO, É UMA DAS ALTERNATIVAS PARA GERAR APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO. TAIS METODOLOGIAS FORAM APLICADAS NO SEMESTRE 2019.1 A ALUNOS MATRICULADOS NO TURNO DO NOTURNO NA TURMA DE DIVERSIDADE MOLECULAR, DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRN. NA PRIMEIRA UNIDADE FOI APLICADO O CONSTRUTIVISMO, COM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM GRUPO E BASEADAS EM COMANDOS, AS QUAIS ERA RESPONDIDAS E ORIENTADAS PELA DOCENTE E MONITORA. NAS OUTRAS UNIDADES APLICOU-SE O ENSINO INVERTIDO, QUANDO O ALUNO DEVERIA ASSISTIR A VÍDEOAULAS E ATIVIDADES EM GRUPO ERAM DESENVOLVIDAS EM SALA, REFERENTES A ESTAS. AS AVALIAÇÕES DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS, FEITAS PELOS ALUNOS, MOSTROU QUE 39% CONSIDERARAM O MÉTODO CONSTRUTIVISTA ÓTIMO, ENQUANTO 56% CONSIDERARAM BOM E 5% RUIM. PARA O ENSINO INVERTIDO 55% CONSIDERARAM ÓTIMO, 28% BOM E 17% RUIM. 61% AFIRMARAM QUE O ENSINO INVERTIDO ESTIMULOU AUTONOMIA, 83% QUE ESTIMULOU COOPERATIVIDADE E 50% CONCORDARAM QUE ESTIMULOU A CRITICIDADE. JÁ QUANDO QUESTIONADOS SE O ENSINO INVERTIDO HAVIA PROPORCIONADO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 67% CONCORDAM, 22% PARCIALMENTE E 11% NÃO CONCORDAM. EM SUAS RESPOSTAS, OS ALUNOS DEIXARAM CLARO QUE GOSTARAM DA FORMA MAIS INTERATIVA, ENRIQUECEDORA E DINÂMICA DA DISCIPLINA. ASSIM, PERCEBE-SE QUE OS DOIS MÉTODOS TORNARAM O APRENDIZADO DA BIOQUÍMICA MAIS EFICAZ E PRAZEROSO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "CONSTRUTIVISMO, ENSINO INVERTIDO, ENSINO DE BIOQUÍMICA, METODOLOGIAS ATIVAS, METODOLOGIAS ATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID8604_14082019141819.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA ALVES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA ALVES"
    "autor_email" => "rafaela.al229@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59654
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1531
    "inscrito_id" => 8604
    "titulo" => "CONSTRUINDO SABERES: APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS VOLTADAS AO ENSINO DE BIOMOLÉCULAS"
    "resumo" => "A DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA APRESENTA CONTEÚDOS COMPLEXOS, QUE TORNAM-SE AINDA MAIS DIFÍCEIS QUANDO ENSINADO PELO MÉTODO TRADICIONAL, POIS HÁ DISTANCIAMENTO ENTRE PROFESSOR E ALUNO. LOGO, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE TORNAR O APRENDIZADO MAIS ATRATIVO E SIGNIFICATIVO. A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, COMO O ENSINO CONSTRUTIVISTA E O ENSINO INVERTIDO, É UMA DAS ALTERNATIVAS PARA GERAR APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO. TAIS METODOLOGIAS FORAM APLICADAS NO SEMESTRE 2019.1 A ALUNOS MATRICULADOS NO TURNO DO NOTURNO NA TURMA DE DIVERSIDADE MOLECULAR, DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRN. NA PRIMEIRA UNIDADE FOI APLICADO O CONSTRUTIVISMO, COM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM GRUPO E BASEADAS EM COMANDOS, AS QUAIS ERA RESPONDIDAS E ORIENTADAS PELA DOCENTE E MONITORA. NAS OUTRAS UNIDADES APLICOU-SE O ENSINO INVERTIDO, QUANDO O ALUNO DEVERIA ASSISTIR A VÍDEOAULAS E ATIVIDADES EM GRUPO ERAM DESENVOLVIDAS EM SALA, REFERENTES A ESTAS. AS AVALIAÇÕES DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS, FEITAS PELOS ALUNOS, MOSTROU QUE 39% CONSIDERARAM O MÉTODO CONSTRUTIVISTA ÓTIMO, ENQUANTO 56% CONSIDERARAM BOM E 5% RUIM. PARA O ENSINO INVERTIDO 55% CONSIDERARAM ÓTIMO, 28% BOM E 17% RUIM. 61% AFIRMARAM QUE O ENSINO INVERTIDO ESTIMULOU AUTONOMIA, 83% QUE ESTIMULOU COOPERATIVIDADE E 50% CONCORDARAM QUE ESTIMULOU A CRITICIDADE. JÁ QUANDO QUESTIONADOS SE O ENSINO INVERTIDO HAVIA PROPORCIONADO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 67% CONCORDAM, 22% PARCIALMENTE E 11% NÃO CONCORDAM. EM SUAS RESPOSTAS, OS ALUNOS DEIXARAM CLARO QUE GOSTARAM DA FORMA MAIS INTERATIVA, ENRIQUECEDORA E DINÂMICA DA DISCIPLINA. ASSIM, PERCEBE-SE QUE OS DOIS MÉTODOS TORNARAM O APRENDIZADO DA BIOQUÍMICA MAIS EFICAZ E PRAZEROSO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "CONSTRUTIVISMO, ENSINO INVERTIDO, ENSINO DE BIOQUÍMICA, METODOLOGIAS ATIVAS, METODOLOGIAS ATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID8604_14082019141819.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA ALVES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA ALVES"
    "autor_email" => "rafaela.al229@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA APRESENTA CONTEÚDOS COMPLEXOS, QUE TORNAM-SE AINDA MAIS DIFÍCEIS QUANDO ENSINADO PELO MÉTODO TRADICIONAL, POIS HÁ DISTANCIAMENTO ENTRE PROFESSOR E ALUNO. LOGO, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE TORNAR O APRENDIZADO MAIS ATRATIVO E SIGNIFICATIVO. A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, COMO O ENSINO CONSTRUTIVISTA E O ENSINO INVERTIDO, É UMA DAS ALTERNATIVAS PARA GERAR APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO. TAIS METODOLOGIAS FORAM APLICADAS NO SEMESTRE 2019.1 A ALUNOS MATRICULADOS NO TURNO DO NOTURNO NA TURMA DE DIVERSIDADE MOLECULAR, DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRN. NA PRIMEIRA UNIDADE FOI APLICADO O CONSTRUTIVISMO, COM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM GRUPO E BASEADAS EM COMANDOS, AS QUAIS ERA RESPONDIDAS E ORIENTADAS PELA DOCENTE E MONITORA. NAS OUTRAS UNIDADES APLICOU-SE O ENSINO INVERTIDO, QUANDO O ALUNO DEVERIA ASSISTIR A VÍDEOAULAS E ATIVIDADES EM GRUPO ERAM DESENVOLVIDAS EM SALA, REFERENTES A ESTAS. AS AVALIAÇÕES DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS, FEITAS PELOS ALUNOS, MOSTROU QUE 39% CONSIDERARAM O MÉTODO CONSTRUTIVISTA ÓTIMO, ENQUANTO 56% CONSIDERARAM BOM E 5% RUIM. PARA O ENSINO INVERTIDO 55% CONSIDERARAM ÓTIMO, 28% BOM E 17% RUIM. 61% AFIRMARAM QUE O ENSINO INVERTIDO ESTIMULOU AUTONOMIA, 83% QUE ESTIMULOU COOPERATIVIDADE E 50% CONCORDARAM QUE ESTIMULOU A CRITICIDADE. JÁ QUANDO QUESTIONADOS SE O ENSINO INVERTIDO HAVIA PROPORCIONADO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 67% CONCORDAM, 22% PARCIALMENTE E 11% NÃO CONCORDAM. EM SUAS RESPOSTAS, OS ALUNOS DEIXARAM CLARO QUE GOSTARAM DA FORMA MAIS INTERATIVA, ENRIQUECEDORA E DINÂMICA DA DISCIPLINA. ASSIM, PERCEBE-SE QUE OS DOIS MÉTODOS TORNARAM O APRENDIZADO DA BIOQUÍMICA MAIS EFICAZ E PRAZEROSO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.