A DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA APRESENTA CONTEÚDOS COMPLEXOS, QUE TORNAM-SE AINDA MAIS DIFÍCEIS QUANDO ENSINADO PELO MÉTODO TRADICIONAL, POIS HÁ DISTANCIAMENTO ENTRE PROFESSOR E ALUNO. LOGO, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE TORNAR O APRENDIZADO MAIS ATRATIVO E SIGNIFICATIVO. A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, COMO O ENSINO CONSTRUTIVISTA E O ENSINO INVERTIDO, É UMA DAS ALTERNATIVAS PARA GERAR APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO. TAIS METODOLOGIAS FORAM APLICADAS NO SEMESTRE 2019.1 A ALUNOS MATRICULADOS NO TURNO DO NOTURNO NA TURMA DE DIVERSIDADE MOLECULAR, DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRN. NA PRIMEIRA UNIDADE FOI APLICADO O CONSTRUTIVISMO, COM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM GRUPO E BASEADAS EM COMANDOS, AS QUAIS ERA RESPONDIDAS E ORIENTADAS PELA DOCENTE E MONITORA. NAS OUTRAS UNIDADES APLICOU-SE O ENSINO INVERTIDO, QUANDO O ALUNO DEVERIA ASSISTIR A VÍDEOAULAS E ATIVIDADES EM GRUPO ERAM DESENVOLVIDAS EM SALA, REFERENTES A ESTAS. AS AVALIAÇÕES DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS, FEITAS PELOS ALUNOS, MOSTROU QUE 39% CONSIDERARAM O MÉTODO CONSTRUTIVISTA ÓTIMO, ENQUANTO 56% CONSIDERARAM BOM E 5% RUIM. PARA O ENSINO INVERTIDO 55% CONSIDERARAM ÓTIMO, 28% BOM E 17% RUIM. 61% AFIRMARAM QUE O ENSINO INVERTIDO ESTIMULOU AUTONOMIA, 83% QUE ESTIMULOU COOPERATIVIDADE E 50% CONCORDARAM QUE ESTIMULOU A CRITICIDADE. JÁ QUANDO QUESTIONADOS SE O ENSINO INVERTIDO HAVIA PROPORCIONADO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 67% CONCORDAM, 22% PARCIALMENTE E 11% NÃO CONCORDAM. EM SUAS RESPOSTAS, OS ALUNOS DEIXARAM CLARO QUE GOSTARAM DA FORMA MAIS INTERATIVA, ENRIQUECEDORA E DINÂMICA DA DISCIPLINA. ASSIM, PERCEBE-SE QUE OS DOIS MÉTODOS TORNARAM O APRENDIZADO DA BIOQUÍMICA MAIS EFICAZ E PRAZEROSO.