Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O PAPEL DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO INFALTIL

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO INFANTIL, PEDAGOGO Pôster (PO) GT 09 – Educação Infantil Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ESTÁGIO, NA MAIORIA DAS VEZES, É O PRIMEIRO CONTATO DO FUTURO EDUCADOR COM A REALIDADE ESCOLAR, OPORTUNIZANDO COMPARTILHAR CONSTRUÇÕES DE APRENDIZAGEM, BEM COMO A APLICAÇÃO DO APRENDIZADO TEÓRICO NA PRÁTICA DA PROFISSÃO ESCOLHIDA. ESTE PRIMEIRO MOMENTO NA ESCOLA DEVE SER APROVEITADO PARA OBSERVAR O FUNCIONAMENTO DA MESMA, TANTO NA PARTE ADMINISTRATIVA QUANTO NA SALA DE AULA, DOS ALUNOS DA COMUNIDADE E DE TODOS OS ENVOLVIDOS COM O COTIDIANO ESCOLAR. ESSA OBSERVAÇÃO PERMITE A COLETA DE INFORMAÇÕES EXTREMAMENTE IMPORTANTES, PARA QUE O ACADÊMICO POSSA ELABORAR SEU PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICO E O PREPARA PARA SUA REGÊNCIA. DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É POSSÍVEL A APLICAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS OBTIDOS DURANTE O CURSO É A OPORTUNIDADE PARA OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO EXERCITEM OS PRINCÍPIOS DE CIDADANIA E DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. PARA QUE TODAS AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS SEJAM DESENVOLVIDAS DE FORMA COERENTE E FUNDAMENTAL A SUPERVISÃO DO PROFESSOR ORIENTADOR. A PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FAVORECE A DESCOBERTA, SENDO UM PROCESSO DINÂMICO DE APRENDIZAGENS EM DIFERENTES ÁREAS DE ATUAÇÃO NO CAMPO PROFISSIONAL, DENTRO DE SITUAÇÕES REAIS DE FORMA QUE O ACADÊMICO POSSA CONHECER COMPREENDER E APLICAR, NA REALIDADE ESCOLHIDA, A UNIÃO DA TEORIA COM A PRÁTICA. POR SER UM ELO ENTRE TODAS AS DISCIPLINAS DO CURSO QUE ENGLOBAM OS NÚCLEOS TEMÁTICOS DA FORMAÇÃO BÁSICA DO CONHECIMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, CONHECIMENTO SOBRE A CULTURA DO MOVIMENTO, TEM POR FINALIDADE INSERIR O ESTAGIÁRIO NA REALIDADE VIVA DO MERCADO DE TRABALHO, POSSIBILITANDO CONSOLIDAR SUA PROFISSIONALIZAÇÃO.

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