O PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA ITINERANTE E REFORÇO ESCOLAR – PATIRE, UTILIZAM OS “NETBOOKS MOBO 47” DO PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO – PROUCA DO GOVERNO FEDERAL E O SISTEMA OPERACIONAL LINUX EDUCACIONAL 5.0 V.2017.2 QUE DESENVOLVEMOS, NA SUA VERSÃO “LIVE”, ONDE ESTE JÁ VEM CUSTOMIZADO COM DEZENAS DE SOFTWARES, FERRAMENTAS, JOGOS E APLICATIVOS EDUCACIONAIS, ALÉM DOS PROGRAMAS AUTORÁVEIS DO “LUZ DO SABER E JCLIC” COM DIVERSAS ATIVIDADES PARA ALFABETIZAR E TRABALHAR COM REFORÇO ESCOLAR DOS ALUNOS DO INFANTIL AO 5º ANO. PERCEBE-SE QUE O PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA ITINERANTE E REFORÇO ESCOLAR – PATIRE, É EFICIENTE E APRESENTA RESULTADOS RELEVANTES, DEVIDOS A SUA LUDICIDADE, JÁ QUE O SISTEMA OPERACIONAL UTILIZADO, JÁ VEM CUSTOMIZADO COM DEZENAS DE SOFTWARES, FERRAMENTAS, JOGOS E APLICATIVOS EDUCACIONAIS, QUE ENCANTAM AS CRIANÇAS E ELES APRENDEM BRINCANDO, ALÉM DOS PROGRAMAS AUTORÁVEIS DO “LUZ DO SABER E JCLIC” QUE POSSIBILITA AO PROFESSOR, APÓS UMA FORMAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS PROGRAMAS, CONDIÇÕES DE DESENVOLVER E CRIAR ATIVIDADES PERSONALIZADAS PARA OS ALUNOS, DE ACORDO COM SUAS LIMITAÇÕES E OU HABILIDADES EM DESTAQUE.
A REALIZAÇÃO DESSE ESTUDO BUSCOU INVESTIGAR TEORICAMENTE COMO, A INFORMÁTICA EDUCATIVA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DOS NETBOOKS MOBO 47, PODERIAM SERVIR DE INSTRUMENTOS PARA ALFABETIZAR E TRABALHAR COMO REFORÇO ESCOLAR DOS ALUNOS DO INFANTIL AO 5º ANO. O ESTUDO TEM SUA BASE TEÓRICA E CONCEITUAL SUSTENTADA NOS TRABALHO DOS AUTORES: SAYMOUR PAPERT, JONH DEWEY, JEAN PIAGET, LEV VIGOTSKY, PAULO FREIRE, GADOTTI, PLATÃO, PESTALOSI, HENRY WALLOM, DENTRE OUTROS.