ESTE TRABALHO DE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A ABORDAGEM HISTÓRICA DO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS, EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA ADOTADOS PELAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, ONDE SE ANALISOU 2 LIVROS DIDÁTICOS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) 2018 PARA O CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS. PARA A ANÁLISE DOS CAPÍTULOS, FORAM UTILIZADOS OS CRITÉRIOS PROPOSTOS POR SILVA E TEIXEIRA (2009), ONDE A ANÁLISE DOS CONTEÚDOS FOI DIVIDIDA EM TRÊS CATEGORIAS: A PRIMEIRA CATEGORIA REFERE-SE À QUANTIDADE DE CONTEÚDO HISTÓRICO, A SEGUNDA À MANEIRA COMO ESTES TÓPICOS FORAM ABORDADOS E A TERCEIRA À QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES HISTÓRICAS APRESENTADAS NOS CAPÍTULOS DO LIVRO. OS RESULTADOS REVELAM QUE OS DOIS LIVROS NÃO EXPLORARAM DE FORMA APROFUNDADA A HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA O CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS, HAVENDO NECESSIDADE DOS PROFESSORES BUSCAREM OUTRAS FONTES, DE PREFERÊNCIA PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS, SENDO ESTAS ELABORADAS POR PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA CIÊNCIA, QUE POSSAM COLABORAR NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO HISTÓRICO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS.