A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E OS SABERES NECESSÁRIOS À UMA PRÁTICA REFLEXIVA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 590 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 263 "inscrito_id" => 2078 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E OS SABERES NECESSÁRIOS À UMA PRÁTICA REFLEXIVA" "resumo" => "A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E OS SABERES NECESSÁRIOS À UMA PRÁTICA REFLEXIVAAutora: Vânia Batista dos Santos. CFP/UFCG vaniabatista.santos@bol.com.br Co-autora: Luciana Bento da Silva. CFP/UFCG lucianabento_cz@hotmail.comRESUMO O presente estudo aborda reflexões sobre o processo formativo do pedagogo no momento atual, destacando as finalidades da formação acadêmica em Pedagogia em diferentes momentos históricos, suscitando ainda, discussões acerca dos saberes, habilidades e competências exigidas aos pedagogos no contexto atual. A importância atribuída aos autores estudados justifica-se pela amplitude e atualidade dos seus estudos, ao acreditarmos que suas contribuições teóricas oportunizam elementos teórico-metodológicos que podem promover mudanças na estruturação curricular dos Cursos de Pedagogia, e conseqüentemente, vislumbrar possibilidades de definição da identidade e valorização profissional dos pedagogos na sociedade atual. Procuramos estabelecer sintonia entre o pensamento desses estudiosos, a exemplo de Freire (1996), Libâneo (2001), Pimenta (2002), Nóvoa (1997), Gómez (1997), dentre outros que serão destacados no decorrer deste estudo, objetivando o aprofundamento das discussões acerca do processo formativo do pedagogo, defendendo o princípio dialético da ação-reflexão-ação como fundamento imprescindível na formação em questão. Apresentamos ainda, reflexões sobre um possível caminho que direcione um processo formativo baseada no desenvolvimento das dimensões político-pedagógica e científico-investigativa por parte dos profissionais da educação.Palavras-chave: Pedagogia – Formação - Saberes – Prática Reflexiva" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Pedagogia, Formação, Saberes, Prática reflexiva" "idioma" => "Português" "arquivo" => "8b13baff6dc035f9c54e203c87407f1e_2078.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANIA BATISTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VANIA BATISTA" "autor_email" => "vaniaflor2012@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 590 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 263 "inscrito_id" => 2078 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E OS SABERES NECESSÁRIOS À UMA PRÁTICA REFLEXIVA" "resumo" => "A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E OS SABERES NECESSÁRIOS À UMA PRÁTICA REFLEXIVAAutora: Vânia Batista dos Santos. CFP/UFCG vaniabatista.santos@bol.com.br Co-autora: Luciana Bento da Silva. CFP/UFCG lucianabento_cz@hotmail.comRESUMO O presente estudo aborda reflexões sobre o processo formativo do pedagogo no momento atual, destacando as finalidades da formação acadêmica em Pedagogia em diferentes momentos históricos, suscitando ainda, discussões acerca dos saberes, habilidades e competências exigidas aos pedagogos no contexto atual. A importância atribuída aos autores estudados justifica-se pela amplitude e atualidade dos seus estudos, ao acreditarmos que suas contribuições teóricas oportunizam elementos teórico-metodológicos que podem promover mudanças na estruturação curricular dos Cursos de Pedagogia, e conseqüentemente, vislumbrar possibilidades de definição da identidade e valorização profissional dos pedagogos na sociedade atual. Procuramos estabelecer sintonia entre o pensamento desses estudiosos, a exemplo de Freire (1996), Libâneo (2001), Pimenta (2002), Nóvoa (1997), Gómez (1997), dentre outros que serão destacados no decorrer deste estudo, objetivando o aprofundamento das discussões acerca do processo formativo do pedagogo, defendendo o princípio dialético da ação-reflexão-ação como fundamento imprescindível na formação em questão. Apresentamos ainda, reflexões sobre um possível caminho que direcione um processo formativo baseada no desenvolvimento das dimensões político-pedagógica e científico-investigativa por parte dos profissionais da educação.Palavras-chave: Pedagogia – Formação - Saberes – Prática Reflexiva" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Pedagogia, Formação, Saberes, Prática reflexiva" "idioma" => "Português" "arquivo" => "8b13baff6dc035f9c54e203c87407f1e_2078.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANIA BATISTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VANIA BATISTA" "autor_email" => "vaniaflor2012@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }