O presente artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa monográfica embasada em referenciais teóricos e pesquisa de campo, de modo a expor as problemáticas referentes às práticas pedagógicas. Desse modo, vivenciou-se um estudo de caso envolvendo professoras do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública na cidade de Parnaíba-PI, visando compreender como vem se desenvolvendo estas práticas em sala de aula, mediante o processo ensino-aprendizagem. Procurando alcançar com êxito este objetivo foi feito uso da pesquisa qualitativa, a qual forneceu dados mais palpáveis que enriqueceram os estudos teóricos, ainda, recorreu-se a autores como Libâneo (1990; 1994), Adelar Hengemühle (2004), Nogueira (2003), Paulo Freire (1996), Dewey (1978), Zabala (1998), Tardif (2002), dentre outros, por abordar a temática em pauta. Assim, no decorrer do estudo discutiram-se aspectos relevantes acerca do processo educativo no âmbito escolar, bem como os resultados da pesquisa possibilitaram o confronto com as ideias de alguns autores. Contudo teceram-se críticas no intuito de contribuir significativamente para instigar reflexões sobre o papel do (a) professor (a) na ação educativa frente ao processo ensino-aprendizagem, além disso, espera-se que este trabalho possa vir a ser um aparato teórico para estudos posteriores.