A ESCOLA CONSTITUI ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA A EXECUÇÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS RELACIONADAS À SAÚDE POR MEIO DE PROGRAMAS, ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS. O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, QUE É UMA POLÍTICA INTERSETORIAL DOS MINISTÉRIOS DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO, TEM COM FINALIDADE COLABORAR PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DE AÇÕES DE PREVENÇÃO, PROMOÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE. NO INTUITO DE AVALIAR A COOPERAÇÃO DO PEDAGOGO À EQUIPE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, REALIZANDO UMA APROXIMAÇÃO INICIAL DESSE CAMPO INVESTIGATIVO; O PROJETO DE PESQUISA TEM POR OBJETIVOS REALIZAR UMA INVESTIGAÇÃO EXPLORATÓRIA DA ESTRUTURA FUNCIONAL DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E MAPEAR AS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA PARTICIPANTES (INSCRITAS) NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. A INVESTIGAÇÃO ADOTARÁ A ABORDAGEM QUALITATIVA COMO OPÇÃO METODOLÓGICA, REALIZANDO UM ESTUDO DO TIPO EXPLORATÓRIO/DESCRITIVO. TENDO EM VISTA OS OBJETIVOS FORAM SELECIONADOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS: QUESTIONÁRIO E ENTREVISTA. A PESQUISA SERÁ DESENVOLVIDA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAMPO MAIOR – PI. O LEVANTAMENTO EXPLORATÓRIO POSSIBILITARÁ SELECIONAR DESSE UNIVERSO AS EQUIPES QUE PARTICIPARÃO DA PESQUISA. ESPERA-SE COM A PESQUISA EVIDENCIAR A RELEVÂNCIA DA COOPERAÇÃO DO PEDAGOGO À EQUIPE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, ASSIM COMO INSTIGAR O INTERESSE DE ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DA PEDAGOGIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SUA ATUAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES. A PESQUISA ESTÁ EM ANDAMENTO.