LER E ESCREVER NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAIS AS PRÁTICAS
SIGNIFICATIVAS QUE PODEM INTEGRAR DESDE CEDO ESSE
PROCESSO?
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60945 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5190 "inscrito_id" => 798 "titulo" => """ LER E ESCREVER NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAIS AS PRÁTICAS\r\n SIGNIFICATIVAS QUE PODEM INTEGRAR DESDE CEDO ESSE\r\n PROCESSO? """ "resumo" => """ ATUALMENTE PERCEBE-SE QUE A COBRANÇA PELO DOMÍNIO DA LEITURA E DA ESCRITA, PRINCIPALMENTE PELA\r\n MAIORIA DOS PAIS, TEM LEVADO AS CRIANÇAS A DESENVOLVEREM ESSAS TÉCNICAS CADA VEZ MAIS CEDO, SEJA PELA\r\n PRESSÃO QUE OS PAIS EXERCEM NA ESCOLA SEJA EM CASA PELOS PRÓPRIOS PAIS. CABE A ESCOLA, PRINCIPALMENTE\r\n AQUELAS QUE TRABALHAM COM A EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTAREM PREPARADAS PARA ESTE DESAFIO, ISTO É,\r\n ENSINAR AS CRIANÇAS A LER, ESCREVER E INTERPRETAR. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É VERIFICAR DE\r\n QUE FORMA ESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TÃO ESSENCIAL PARA SE VIVER EM SOCIEDADE E DAR\r\n CONTINUIDADE A VIDA ESCOLAR, PODE SER REALIZADO SEM PRESSÃO, AUXILIANDO ASSIM AS CRIANÇAS A\r\n ADQUIRI-LO DE FORMA PRAZEROSA E NO TEMPO CERTO. PARA REALIZAMOS ESTA PESQUISA, UTILIZAMOS\r\n ALÉM DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DA DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA, EXPLICATIVA E DE CAMPO, FIZEMOS\r\n USO TAMBÉM DE UM ESTUDO DE CASO, QUE OCORREU NUMA CRECHE SITUADA NA CIDADE DE CAMPINA\r\n GRANDE – PB. A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIENCIAS DAS PROFESSORAS E DA OBSERVAÇÃO DO\r\n DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM SALA DE AULA PROCURAMOS VERIFICAR COMO O PROCESSO DE\r\n APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA OCORRIA, SE AS CRIANÇAS ERAM COAGIDAS E PRESSIONADAS E OU SE\r\n ERAM RESPEITADOS O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DELAS. PERCEBEMOS QUE AS PROFESSORAS POSSUEM\r\n UMA DIDÁTICA QUE RESPEITA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS,\r\n DEMONSTRANDO RESPEITO AO DESENVOLVIMENTO, COGNITIVO E LINGUÍSTICO DELAS, AS PRÁTICAS DAS\r\n PROFESSORAS COM AS HABILIDADES DOS APRENDENTES FACILITAM O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM\r\n E, POR CONSEGUINTE, PROPORCIONAM AS CRIANÇAS O DOMÍNIO DA LEITURA E DA ESCRITA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA E ESCRITA, PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID798_02102019004933.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSIOLANY DA SILVA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "LANY" "autor_email" => "osiolanyalves@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60945 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5190 "inscrito_id" => 798 "titulo" => """ LER E ESCREVER NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAIS AS PRÁTICAS\r\n SIGNIFICATIVAS QUE PODEM INTEGRAR DESDE CEDO ESSE\r\n PROCESSO? """ "resumo" => """ ATUALMENTE PERCEBE-SE QUE A COBRANÇA PELO DOMÍNIO DA LEITURA E DA ESCRITA, PRINCIPALMENTE PELA\r\n MAIORIA DOS PAIS, TEM LEVADO AS CRIANÇAS A DESENVOLVEREM ESSAS TÉCNICAS CADA VEZ MAIS CEDO, SEJA PELA\r\n PRESSÃO QUE OS PAIS EXERCEM NA ESCOLA SEJA EM CASA PELOS PRÓPRIOS PAIS. CABE A ESCOLA, PRINCIPALMENTE\r\n AQUELAS QUE TRABALHAM COM A EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTAREM PREPARADAS PARA ESTE DESAFIO, ISTO É,\r\n ENSINAR AS CRIANÇAS A LER, ESCREVER E INTERPRETAR. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É VERIFICAR DE\r\n QUE FORMA ESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TÃO ESSENCIAL PARA SE VIVER EM SOCIEDADE E DAR\r\n CONTINUIDADE A VIDA ESCOLAR, PODE SER REALIZADO SEM PRESSÃO, AUXILIANDO ASSIM AS CRIANÇAS A\r\n ADQUIRI-LO DE FORMA PRAZEROSA E NO TEMPO CERTO. PARA REALIZAMOS ESTA PESQUISA, UTILIZAMOS\r\n ALÉM DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DA DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA, EXPLICATIVA E DE CAMPO, FIZEMOS\r\n USO TAMBÉM DE UM ESTUDO DE CASO, QUE OCORREU NUMA CRECHE SITUADA NA CIDADE DE CAMPINA\r\n GRANDE – PB. A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIENCIAS DAS PROFESSORAS E DA OBSERVAÇÃO DO\r\n DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM SALA DE AULA PROCURAMOS VERIFICAR COMO O PROCESSO DE\r\n APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA OCORRIA, SE AS CRIANÇAS ERAM COAGIDAS E PRESSIONADAS E OU SE\r\n ERAM RESPEITADOS O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DELAS. PERCEBEMOS QUE AS PROFESSORAS POSSUEM\r\n UMA DIDÁTICA QUE RESPEITA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS,\r\n DEMONSTRANDO RESPEITO AO DESENVOLVIMENTO, COGNITIVO E LINGUÍSTICO DELAS, AS PRÁTICAS DAS\r\n PROFESSORAS COM AS HABILIDADES DOS APRENDENTES FACILITAM O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM\r\n E, POR CONSEGUINTE, PROPORCIONAM AS CRIANÇAS O DOMÍNIO DA LEITURA E DA ESCRITA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA E ESCRITA, PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID798_02102019004933.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSIOLANY DA SILVA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "LANY" "autor_email" => "osiolanyalves@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }