A TRAJETÓRIA DA DIDÁTICA NO BRASIL: ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58836 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4097 "inscrito_id" => 12746 "titulo" => "A TRAJETÓRIA DA DIDÁTICA NO BRASIL: ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO PROPÕE-SE A EMPREENDER UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS VICISSITUDES PELAS QUAIS A DIDÁTICA NO BRASIL VEM PASSANDO, OU SEJA, SEUS CONSTANTES AVANÇOS E RETROCESSOS, QUE TEM INFLUENCIADO PROFUNDAMENTE OS RUMOS DA EDUCAÇÃO. A DIDÁTICA INSTRUMENTAL PREDOMINANTE NO BRASIL, CARACTERIZADA PELA COMPILAÇÃO DE METODOLOGIAS VOLTADAS A UMA APLICAÇÃO HOMOGÊNEA E DESCONTEXTUALIZADA FOI CEDENDO ESPAÇO PARA UMA DIDÁTICA CONECTADA À REALIDADE SOCIAL. DE INÍCIO, ESSE MOVIMENTO, ENCABEÇADO POR CANDAU (1983) E DENOMINADO POR PIMENTA (2018) COMO “PRIMEIRA ONDA CRÍTICA”, GEROU O QUASE DESAPARECIMENTO DA DIDÁTICA COMO DISCIPLINA. EM SEGUIDA, NO ENTANTO, HOUVE UM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO QUE A CONSIDEROU ESSENCIAL PARA A ATIVIDADE DOCENTE DENOMINADO DE “SEGUNDA ONDA CRÍTICA”. A “TERCEIRA ONDA CRÍTICA”, POR SUA VEZ, PRETENDEU INDAGAR EM QUE MEDIDA OS RESULTADOS DAS PESQUISAS SOBRE DIDÁTICA SUSCITARAM NOVAS REFLEXÕES E PRÁTICAS SUPERADORAS DE DESIGUALDADES. NESSA PERSPECTIVA, FORAM CRIADAS A DIDÁTICA CRÍTICO-INTERCULTURAL, A CRÍTICA DIALÉTICA REAFIRMADA, A DESENVOLVIMENTAL, A SENSÍVEL E A MULTIDIMENSIONAL. METODOLOGICAMENTE, O ESTUDO SE ASSENTA NA ABORDAGEM QUALITATIVA, INSPIRANDO-SE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA ARTICULAR DISCUSSÕES SOBRE OS AVANÇOS E RETROCESSOS DA DIDÁTICA. OS REFERENCIAIS TEÓRICOS FORAM SAVIANI (2013); CANDAU (1983, 2002, 2011, 2012); PIMENTA (2018) DENTRE OUTROS. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A TRAJETÓRIA DA DIDÁTICA NO BRASIL. COMO RESULTADO DESTACA-SE QUE, APESAR DE AVANÇOS E RETROCESSOS, A DIDÁTICA PERMANECE VIVA E EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO, FRUTO DE PESQUISAS QUE APONTAM CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PARA A CRIAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E VISANDO A SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, TRAJETÓRIA, AVANÇOS, RETROCESSOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID12746_26092019012547.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA AGUIAR CABRAL FURTADO PINTO" "autor_nome_curto" => "FLAVIA CABRAL" "autor_email" => "flavia.aguiar.cabral@gmai" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58836 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4097 "inscrito_id" => 12746 "titulo" => "A TRAJETÓRIA DA DIDÁTICA NO BRASIL: ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO PROPÕE-SE A EMPREENDER UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS VICISSITUDES PELAS QUAIS A DIDÁTICA NO BRASIL VEM PASSANDO, OU SEJA, SEUS CONSTANTES AVANÇOS E RETROCESSOS, QUE TEM INFLUENCIADO PROFUNDAMENTE OS RUMOS DA EDUCAÇÃO. A DIDÁTICA INSTRUMENTAL PREDOMINANTE NO BRASIL, CARACTERIZADA PELA COMPILAÇÃO DE METODOLOGIAS VOLTADAS A UMA APLICAÇÃO HOMOGÊNEA E DESCONTEXTUALIZADA FOI CEDENDO ESPAÇO PARA UMA DIDÁTICA CONECTADA À REALIDADE SOCIAL. DE INÍCIO, ESSE MOVIMENTO, ENCABEÇADO POR CANDAU (1983) E DENOMINADO POR PIMENTA (2018) COMO “PRIMEIRA ONDA CRÍTICA”, GEROU O QUASE DESAPARECIMENTO DA DIDÁTICA COMO DISCIPLINA. EM SEGUIDA, NO ENTANTO, HOUVE UM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO QUE A CONSIDEROU ESSENCIAL PARA A ATIVIDADE DOCENTE DENOMINADO DE “SEGUNDA ONDA CRÍTICA”. A “TERCEIRA ONDA CRÍTICA”, POR SUA VEZ, PRETENDEU INDAGAR EM QUE MEDIDA OS RESULTADOS DAS PESQUISAS SOBRE DIDÁTICA SUSCITARAM NOVAS REFLEXÕES E PRÁTICAS SUPERADORAS DE DESIGUALDADES. NESSA PERSPECTIVA, FORAM CRIADAS A DIDÁTICA CRÍTICO-INTERCULTURAL, A CRÍTICA DIALÉTICA REAFIRMADA, A DESENVOLVIMENTAL, A SENSÍVEL E A MULTIDIMENSIONAL. METODOLOGICAMENTE, O ESTUDO SE ASSENTA NA ABORDAGEM QUALITATIVA, INSPIRANDO-SE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA ARTICULAR DISCUSSÕES SOBRE OS AVANÇOS E RETROCESSOS DA DIDÁTICA. OS REFERENCIAIS TEÓRICOS FORAM SAVIANI (2013); CANDAU (1983, 2002, 2011, 2012); PIMENTA (2018) DENTRE OUTROS. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A TRAJETÓRIA DA DIDÁTICA NO BRASIL. COMO RESULTADO DESTACA-SE QUE, APESAR DE AVANÇOS E RETROCESSOS, A DIDÁTICA PERMANECE VIVA E EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO, FRUTO DE PESQUISAS QUE APONTAM CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PARA A CRIAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E VISANDO A SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, TRAJETÓRIA, AVANÇOS, RETROCESSOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID12746_26092019012547.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA AGUIAR CABRAL FURTADO PINTO" "autor_nome_curto" => "FLAVIA CABRAL" "autor_email" => "flavia.aguiar.cabral@gmai" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }