A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS E O DESAFIO DE REINVENTAR AS PRÁTICAS NA SALA DE AULA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58825 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2825 "inscrito_id" => 1982 "titulo" => "A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS E O DESAFIO DE REINVENTAR AS PRÁTICAS NA SALA DE AULA" "resumo" => "O NOSSO PROPÓSITO NESTE TRABALHO É ANALISAR A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O DESAFIO DESTES DE REINVENTAR AS SUAS PRÁTICAS NA SALA DE AULA. POR QUE NEM SEMPRE O ACESSO A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA É A GARANTIA DE QUE AS PRÁTICAS EM SALA DE AULA SERÃO REINVENTADAS? O QUE IMPEDE PROFESSORES/AS DE TRABALHAR COTIDIANAMENTE COM OS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA? ESTAS QUESTÕES NORTEIAM A DISCUSSÃO FORMULADA NESTE TRABALHO CONSTRUÍDA A PARTIR DA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA VIVENCIADA JUNTO AOS PROFESSORES/AS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA. PARA TANTO, ANALISAMOS OS CONTEÚDOS MINISTRADOS E OBSERVAMOS AS PRÁTICAS DE ALGUNS DOCENTES EM SALA DE AULA, E RELACIONAMO-LAS COM O QUE ESTUDARAM NA FORMAÇÃO. OS RESULTADOS APONTARAM OS SEGUINTES CAMINHOS: A FORMAÇÃO NÃO É ENCARADA COMO ALGO A MUDAR O FAZER EM SALA DE AULA; ESSE SE CONSTITUI COESO A UM CURRÍCULO DIFÍCIL DE SER QUEBRADO, UMA VEZ QUE FAZ PARTE DA TRADIÇÃO ESCOLAR. POR OUTRO LADO, A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA SÃO CONCEBIDOS COMO ESTRANHOS AO FAZER ESCOLAR, E PORTANTO, DIFÍCIL, HAJA VISTA, QUEBRAR A ORDEM VIGENTE NO LIVRO DIDÁTICO. TRATA-SE DE UMA TEMÁTICA QUE TRANSCENDE A SALA DE AULA E IMPLICA EM IMPLODIR A ESCOLA POR DENTRO, OU SEJA, ULTRAPASSAR A PERSPECTIVA EUROCÊNTRICA INERENTE AO CURRÍCULO, QUESTÃO PERCEBIDA POR PROFESSORES/AS, NO ENTANTO, POUCOS/AS SE DISPÕEM A TAL, A MAIORIA LIMITA-SE A REALIZAR AÇÕES ISOLADAS E PONTUAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CURRÍCULO ESCOLAR, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, FORMAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID1982_30082019232155.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDECI FERREIRA CHAGAS" "autor_nome_curto" => "WALDECI CHAGAS" "autor_email" => "waldecifc@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB CAMPUS GUARABIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58825 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2825 "inscrito_id" => 1982 "titulo" => "A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS E O DESAFIO DE REINVENTAR AS PRÁTICAS NA SALA DE AULA" "resumo" => "O NOSSO PROPÓSITO NESTE TRABALHO É ANALISAR A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O DESAFIO DESTES DE REINVENTAR AS SUAS PRÁTICAS NA SALA DE AULA. POR QUE NEM SEMPRE O ACESSO A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA É A GARANTIA DE QUE AS PRÁTICAS EM SALA DE AULA SERÃO REINVENTADAS? O QUE IMPEDE PROFESSORES/AS DE TRABALHAR COTIDIANAMENTE COM OS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA? ESTAS QUESTÕES NORTEIAM A DISCUSSÃO FORMULADA NESTE TRABALHO CONSTRUÍDA A PARTIR DA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA VIVENCIADA JUNTO AOS PROFESSORES/AS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA. PARA TANTO, ANALISAMOS OS CONTEÚDOS MINISTRADOS E OBSERVAMOS AS PRÁTICAS DE ALGUNS DOCENTES EM SALA DE AULA, E RELACIONAMO-LAS COM O QUE ESTUDARAM NA FORMAÇÃO. OS RESULTADOS APONTARAM OS SEGUINTES CAMINHOS: A FORMAÇÃO NÃO É ENCARADA COMO ALGO A MUDAR O FAZER EM SALA DE AULA; ESSE SE CONSTITUI COESO A UM CURRÍCULO DIFÍCIL DE SER QUEBRADO, UMA VEZ QUE FAZ PARTE DA TRADIÇÃO ESCOLAR. POR OUTRO LADO, A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA SÃO CONCEBIDOS COMO ESTRANHOS AO FAZER ESCOLAR, E PORTANTO, DIFÍCIL, HAJA VISTA, QUEBRAR A ORDEM VIGENTE NO LIVRO DIDÁTICO. TRATA-SE DE UMA TEMÁTICA QUE TRANSCENDE A SALA DE AULA E IMPLICA EM IMPLODIR A ESCOLA POR DENTRO, OU SEJA, ULTRAPASSAR A PERSPECTIVA EUROCÊNTRICA INERENTE AO CURRÍCULO, QUESTÃO PERCEBIDA POR PROFESSORES/AS, NO ENTANTO, POUCOS/AS SE DISPÕEM A TAL, A MAIORIA LIMITA-SE A REALIZAR AÇÕES ISOLADAS E PONTUAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CURRÍCULO ESCOLAR, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, FORMAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID1982_30082019232155.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDECI FERREIRA CHAGAS" "autor_nome_curto" => "WALDECI CHAGAS" "autor_email" => "waldecifc@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB CAMPUS GUARABIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }