ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: METODOLOGIAS APLICADAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60248 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 2254 "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: METODOLOGIAS APLICADAS" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS CONDIÇÕES DE ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS NO AMBIENTE ESCOLAR. A EDUCAÇÃO DE SURDOS, ATUALMENTE TEM-SE MODIFICADO POSITIVAMENTE NO AMBIENTE ESCOLAR EM VIRTUDE DAS LUTAS POR SEUS DIREITOS. ESTE ESTUDO PÕE ESSA TEMÁTICA EM PAUTA DESTACANDO A EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA. ASSIM, O QUESTIONAMENTO DESTE ESTUDO REFERE-SE À PROBLEMÁTICA: COMO OS PROFESSORES DE BIOLOGIA TRABALHAM COM ALUNOS SURDOS? A APRENDIZAGEM DO SURDO É BEM COMPLEXO E NECESSITA DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA. POR ISSO A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR NOVAS METODOLOGIAS ADEQUADAS, NO QUE SE REFERE AO PROCESSO DE ENSINO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, SURDOS, E OS MÉTODOS UTILIZADOS POR PROFESSORES DE BIOLOGIA EM ESCOLAS BÁSICAS. A PRESENTE PESQUISA TEVE UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA QUALITATIVA, POIS SE REALIZOU A DESCRIÇÃO DE SIGNIFICADOS INDISPENSÁVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DO ESTUDO. CONSIDERA-SE QUE HÁ BARREIRAS A SEREM QUEBRADAS EM SALA DE AULA, E A DIFICULDADE ENCONTRADAS POR PARTE DOS ALUNOS SURDOS É O APRENDIZADO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, A FALTA DE SINAIS EM LIBRAS PARA TERMOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE BIOLOGIA. O ESTUDO CONTRIBUI ESSENCIALMENTE PARA QUE OS LEITORES CONSIGAM ANALISAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS SURDOS. \r\n PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO DE SURDOS, LIBRAS, INCLUSÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, LIBRAS, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID2254_05052019114920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIA MARIA SILVA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA ARAÚJO " "autor_email" => "antonia-cx-maria@hotmail." "autor_ies" => "IFMA-CAMPUS CAXIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60248 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 2254 "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: METODOLOGIAS APLICADAS" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS CONDIÇÕES DE ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS NO AMBIENTE ESCOLAR. A EDUCAÇÃO DE SURDOS, ATUALMENTE TEM-SE MODIFICADO POSITIVAMENTE NO AMBIENTE ESCOLAR EM VIRTUDE DAS LUTAS POR SEUS DIREITOS. ESTE ESTUDO PÕE ESSA TEMÁTICA EM PAUTA DESTACANDO A EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA. ASSIM, O QUESTIONAMENTO DESTE ESTUDO REFERE-SE À PROBLEMÁTICA: COMO OS PROFESSORES DE BIOLOGIA TRABALHAM COM ALUNOS SURDOS? A APRENDIZAGEM DO SURDO É BEM COMPLEXO E NECESSITA DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA. POR ISSO A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR NOVAS METODOLOGIAS ADEQUADAS, NO QUE SE REFERE AO PROCESSO DE ENSINO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, SURDOS, E OS MÉTODOS UTILIZADOS POR PROFESSORES DE BIOLOGIA EM ESCOLAS BÁSICAS. A PRESENTE PESQUISA TEVE UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA QUALITATIVA, POIS SE REALIZOU A DESCRIÇÃO DE SIGNIFICADOS INDISPENSÁVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DO ESTUDO. CONSIDERA-SE QUE HÁ BARREIRAS A SEREM QUEBRADAS EM SALA DE AULA, E A DIFICULDADE ENCONTRADAS POR PARTE DOS ALUNOS SURDOS É O APRENDIZADO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, A FALTA DE SINAIS EM LIBRAS PARA TERMOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE BIOLOGIA. O ESTUDO CONTRIBUI ESSENCIALMENTE PARA QUE OS LEITORES CONSIGAM ANALISAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS SURDOS. \r\n PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO DE SURDOS, LIBRAS, INCLUSÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, LIBRAS, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID2254_05052019114920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIA MARIA SILVA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA ARAÚJO " "autor_email" => "antonia-cx-maria@hotmail." "autor_ies" => "IFMA-CAMPUS CAXIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }