O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA OFICINA REALIZADA COM 16 BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO SUBPROJETO MATEMÁTICA/UFPB-CAMPUS IV, CUJO INTUITO FOI O DE PROPORCIONAR AOS BOLSISTAS UM RECURSO TECNOLÓGICO CAPAZ DE TABULAR DADOS E CONSTRUIR GRÁFICOS PARA UMA MELHOR ANÁLISE E DISCUSSÃO DE RESULTADOS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS UTILIZANDO COMO FERRAMENTA DO MICROSOFT OFFICE EXCEL. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA CARACTERIZOU-SE EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS COMO EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS FOI UTILIZADA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. O TAMANHO DA AMOSTRA FOI 30 PARTICIPANTES, ENTRE ALUNOS, SUPERVISORES E PROFESSORES COORDENADORES DO SUBPROJETO. JÁ OS INSTRUMENTOS EMPREGADOS NA COLETA DE DADOS DA PESQUISA FORAM ATIVIDADES REALIZADAS UTILIZANDO O PROGRAMA E UM QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA OFICINA FOI POSSÍVEL PERCEBER O POTENCIAL MOTIVADOR DO USO DO MICROSOFT OFFICE EXCEL. COM RELAÇÃO AOS RESULTADOS, OBSERVOU-SE QUE A OFICINA PROMOVEU AOS BOLSISTAS UMA VIVÊNCIA COM O USO DO MICROSOFT OFFICE EXCEL. PERCEBEU-SE QUE A MAIOR PARTE DOS ALUNOS NÃO TINHAM CONHECIMENTO APROFUNDANDO SOBRE AS FERRAMENTAS E TÉCNICAS APRESENTADAS E QUE A OFICINA FOI EXTREMAMENTE ÚTIL PARA TODOS OS PARTICIPANTES. AINDA DENTRE OS RESULTADOS, FOI POSSÍVEL OBSERVAR A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS DIFERENCIADAS QUE ENGLOBEM AS NECESSIDADES DOS ESTUDANTES, AUXILIANDO SUAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES BÁSICAS RELATIVAS À SUA PROFISSÃO, PREPARANDO-OS A ENFRENTAR OS DILEMAS DECORRENTES DA SUA FUTURA PROFISSÃO, ENVOLVENDO-OS NA PRODUÇÃO DE SABERES QUE POSSAM APRIMORAR A SUA FORMAÇÃO