O PRESENTE TRABALHO DE PESQUISA SERÁ REALIZADO NO MUNICÍPIO DE CUITEGI NAS SALAS DE AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO) NAS QUAIS AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA SÃO ACOMPANHADAS E ATENDIDAS POR EQUIPES MULTIDISCIPLINARES. A FAMÍLIA NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DA EQUIPE É FUNDAMENTAL, VISTO QUE O MAIOR CONTATO QUE OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO TEM É SEMPRE COM AS MÃES DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS.
A ESCOLHA DO TEMA SE DEU A PARTIR DA MINHA VIVÊNCIA ATUANDO COMO PSICÓLOGA EDUCACIONAL NAS SALAS DE AEE DO MUNICÍPIO, O QUE IMPULSIONOU A NECESSIDADE DA PESQUISA PSICOLÓGICA DOS VÍNCULOS AFETIVOS MÃE-FILHO COM DEFICIÊNCIA.
ESSE TRABALHO TEM COMO BASE AUXILIAR E AVALIAR A SUBJETIVIDADE DESSAS MÃES E A FORMA DO VÍNCULO ESTÁ FORTALECIDO ATRAVÉS DE UM PLANO DE ATUAÇÃO PARA O APOIO COM GRUPOS DE MÃES ESPECIAIS.
A PARTIR DESSA NECESSIDADE ATRAVÉS DOS ATENDIMENTOS COM ESSAS MÃES E COM O SURGIMENTO DESSA DEMANDA EM TORNO DAS DEFICIÊNCIAS DOS FILHOS, ESSE TRABALHO TEM COMO BASE AUXILIAR E AVALIAR A SUBJETIVIDADE DESSAS MÃES E A FORMA DO VÍNCULO ESTÁ FORTALECIDO ATRAVÉS DE UM PLANO DE ATUAÇÃO PARA O APOIO COM GRUPOS DE MÃES ESPECIAIS.
AO AVALIAR O ESTADO EMOCIONAL E O VÍNCULO, ESSE INVESTIGARÁ OS SENTIMENTOS E EXPERIÊNCIAS DE MÃES DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS MOTIVANDO A COMPREENDER O DIA A DIA DAS MÃES DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA ACOMPANHADAS NAS SALAS DE AEE DE CUITEGI. A PESQUISA SERÁ DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DAS SALAS DE AEE INSTALADAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS HILDA NEVES E HORÁCIO MONTENEGRO.