ESTE TRABALHO CONSISTE EM APRESENTAR UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A DIDÁTICA E ABORDAGENS DE ENSINO EM UMA INSTITUIÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO BÁSICO DA PARAÍBA. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTOU-SE UMA PESQUISA COM ENFOQUE QUALITATIVO, PROSSEGUINDO COM QUESTIONÁRIOS DE ROTEIRO ESTRUTURADO CONTENDO PERGUNTAS QUE COMPÕEM A MATERIALIZAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO, SEGUIDO DE UM ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO. OS ATORES PARTICIPANTES DESTA PESQUISA FORAM COMPOSTOS PELO DIRETOR, PROFESSOR E ALUNOS DA ESCOLA DA MESMA REDE MUNICIPAL, QUE ATUAM NO PRIMEIRO NÍVEL DE ENSINO BÁSICO. NESSE SENTIDO, USAMOS COMO ANCORAGEM TEÓRICA AUTORES DO CAMPO DA DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUAIS SEJAM: CANDAU (2018), CORDEIRO (2010) E LIBÂNEO (1993). A INTENÇÃO É IDENTIFICAR E RELACIONAR A DIDÁTICA E ABORDAGENS DE ENSINO EM UMA INSTITUIÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO BÁSICO DA PARAÍBA. ESPERA-SE QUE NO CAMPO SOCIAL ESTA PESQUISA POSSA CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.