Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRODUÇÃO TEXTUAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK.

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL., PRODUÇÃO TEXTUAL., ASPECTOS SEMÂNTICOS., FACEBOOK., FACEBOOK. Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

NO PRESENTE ARTIGO APRESENTA-SE UM RECORTE DE DADOS DE DUAS PESQUISAS COORDENADAS POR FIGUEIREDO E GOMES (2015/2016, 2016/2017), NAS QUAIS AS AUTORAS, UTILIZARAM, RESPECTIVAMENTE, OS AMBIENTES DIGITAIS FACEBOOK E SCALA WEB, OBJETIVARAM ANALISAR O EFEITO DA MEDIAÇÃO SOBRE A EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI). O ESTUDO, TAMBÉM, SE BASEIA NO RELATÓRIO DE PESQUISA DE GOMES (2017/2018), NO QUAL A AUTORA ANALISOU, DE MODO COMPARATIVO, EM CONTEXTO DE MEDIAÇÃO, AS CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI) NOS AMBIENTES DIGITAIS SCALA WEB E FACEBOOK. NESTE ARTIGO, OBJETIVOU-SE ANALISAR A EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE DOIS PARTICIPANTES COM DI NO AMBIENTE DIGITAL FACEBOOK, TENDO EM VISTA QUE ESSA REDE SOCIAL DEMANDOU DOS SUJEITOS A ELABORAÇÃO DE TEXTOS MAIS QUALITATIVOS SE COMPARADOS AO SOFTWARE SCALA WEB. PARA ISSO CONSULTOU-SE O BANCO DE DADOS DE DUAS PESQUISAS PRECEDENTES, NAS QUAIS FORAM REALIZADAS OITO SESSÕES DE INTERVENÇÃO COM SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. NO PRIMEIRO PERÍODO, OS SUJEITOS COM DI UTILIZAVAM O SCALA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL E O FACEBOOK PARA PUBLICÁ-LA. JÁ NO SEGUNDO, ELES USAVAM APENAS O FACEBOOK PARA ESCREVER E PUBLICAR SEUS TEXTOS. EM AMBAS PESQUISAS, AS SESSÕES DE INTERVENÇÃO ERAM MEDIADAS POR BOLSISTAS PIBIC/UFC COM FOMENTO DAS AGÊNCIAS CNPQ/CAPES. NO SEGUNDO PERÍODO MENCIONADO, ESSES BOLSISTAS MEDIADORES PARTICIPARAM DE UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA FUNDAMENTADA NOS PRINCÍPIOS DE FEUERSTEIN. OS DADOS NESTE ARTIGO SERÃO DISCUTIDOS COM BASE NO EIXO QUALI-QUANTITATIVO DA CATEGORIA ASPECTOS SEMÂNTICOS E SUAS SUBCATEGORIAS. ESTE RECORTE EXPLICA-SE DEVIDO O OBJETIVO DE ANALISAR A EVOLUÇÃO DAS PRODUÇÕES TEXTUAIS. RESSALTA-SE QUE GOMES (2018) ATESTOU QUE UMA MEDIAÇÃO EFETIVA, BASEADA NOS PRINCÍPIOS DE FEURESTEIN, CONTRIBUIU, ESPECIALMENTE, PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DESSES PARTICIPANTES, SOB O PONTO DE VISTA DA DIMENSÃO SEMÂNTICA. COM ISSO, CONCLUI-SE QUE O AMBIENTE DIGITAL DO FACEBOOK TAMBÉM CONTRIBUIU PARA AS PRODUÇÕES TEXTUAIS POR SER UMA REDE SOCIAL, QUE POSSIBILITA A INTERAÇÃO E A COMUNICAÇÃO.

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