DA CONSTRUÇÃO DE UM BLOGUE A PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL POR JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59774 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4844 "inscrito_id" => 12201 "titulo" => "DA CONSTRUÇÃO DE UM BLOGUE A PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL POR JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA FUNDAMENTADA NA POSSIBILIDADE DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PARA SEU LETRAMENTO DIGITAL. NOSSO OBJETIVO PRINCIPAL, NESTE ENSAIO, É PERSCRUTAR OS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL PELOS REFERIDOS SUJEITOS DURANTE A CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM BLOGUE. A INVESTIGAÇÃO TEVE COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O SOCIOINTERACIONISMO DE VYGOTSKY, DIALOGANDO COM ESTUDOS ACERCA DE ASPECTOS RELACIONADOS AO MANUSEIO DO COMPUTADOR E ESTUDOS SOBRE AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DURANTE A AÇÃO DE BLOGAGEM. PARTICIPARAM DA PESQUISA CINCO SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL COM IDADE ENTRE 17 E 37 ANOS. COMO PROCEDIMENTO, SOLICITAMOS QUE CADA SUJEITO CONSTRUÍSSE UM BLOGUE COM A AJUDA DE UM MEDIADOR E O ATUALIZASSE AO LONGO DE SEIS MESES. APÓS A COLETA E ANÁLISE DOS DADOS, EVIDENCIAMOS ATITUDES QUE SE CONFIGURAM COMO LETRAMENTO DIGITAL DOS PARTICIPANTES NO AMBIENTE DIGITAL, DENTRE AS QUAIS DESTACAMOS AS AÇÕES QUE ANTECEDEM A ESCRITA NO ESPAÇO VIRTUAL E OS REGISTROS PUBLICADOS NOS REFERIDOS BLOGUES. OS RESULTADOS INDICAM QUE OS SUJEITOS SE APROPRIARAM DE CONHECIMENTOS QUE GARANTIRAM A ELES O ENVOLVIMENTO E A ASCENSÃO NO PROCESSO DE LETRAMENTO DIGITAL, TAIS COMO DIGITAR, COPIAR, COLAR, PUBLICAR, PERSONALIZAR E INTERAGIR COM INTERLOCUTORES DENTRO DO AMBIENTE VIRTUAL. CONCLUÍMOS QUE A INTERAÇÃO COM OS LEITORES DO BLOGUE MOTIVARAM OS SUJEITOS E IMPULSIONARAM SEU INTERESSE, RESULTANDO NO ENTUSIASMO PELA COMUNICAÇÃO NO MEIO VIRTUAL E, CONSEQUENTEMENTE, NO LETRAMENTO DIGITAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, LETRAMENTO DIGITAL, AÇÃO DE BLOGAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID12201_26092019234745.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AVANUZIA FERREIRA MATIAS" "autor_nome_curto" => "AVANUZIA" "autor_email" => "avamatias@gmail.com" "autor_ies" => "SEDUC CE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59774 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4844 "inscrito_id" => 12201 "titulo" => "DA CONSTRUÇÃO DE UM BLOGUE A PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL POR JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA FUNDAMENTADA NA POSSIBILIDADE DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PARA SEU LETRAMENTO DIGITAL. NOSSO OBJETIVO PRINCIPAL, NESTE ENSAIO, É PERSCRUTAR OS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL PELOS REFERIDOS SUJEITOS DURANTE A CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM BLOGUE. A INVESTIGAÇÃO TEVE COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O SOCIOINTERACIONISMO DE VYGOTSKY, DIALOGANDO COM ESTUDOS ACERCA DE ASPECTOS RELACIONADOS AO MANUSEIO DO COMPUTADOR E ESTUDOS SOBRE AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DURANTE A AÇÃO DE BLOGAGEM. PARTICIPARAM DA PESQUISA CINCO SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL COM IDADE ENTRE 17 E 37 ANOS. COMO PROCEDIMENTO, SOLICITAMOS QUE CADA SUJEITO CONSTRUÍSSE UM BLOGUE COM A AJUDA DE UM MEDIADOR E O ATUALIZASSE AO LONGO DE SEIS MESES. APÓS A COLETA E ANÁLISE DOS DADOS, EVIDENCIAMOS ATITUDES QUE SE CONFIGURAM COMO LETRAMENTO DIGITAL DOS PARTICIPANTES NO AMBIENTE DIGITAL, DENTRE AS QUAIS DESTACAMOS AS AÇÕES QUE ANTECEDEM A ESCRITA NO ESPAÇO VIRTUAL E OS REGISTROS PUBLICADOS NOS REFERIDOS BLOGUES. OS RESULTADOS INDICAM QUE OS SUJEITOS SE APROPRIARAM DE CONHECIMENTOS QUE GARANTIRAM A ELES O ENVOLVIMENTO E A ASCENSÃO NO PROCESSO DE LETRAMENTO DIGITAL, TAIS COMO DIGITAR, COPIAR, COLAR, PUBLICAR, PERSONALIZAR E INTERAGIR COM INTERLOCUTORES DENTRO DO AMBIENTE VIRTUAL. CONCLUÍMOS QUE A INTERAÇÃO COM OS LEITORES DO BLOGUE MOTIVARAM OS SUJEITOS E IMPULSIONARAM SEU INTERESSE, RESULTANDO NO ENTUSIASMO PELA COMUNICAÇÃO NO MEIO VIRTUAL E, CONSEQUENTEMENTE, NO LETRAMENTO DIGITAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, LETRAMENTO DIGITAL, AÇÃO DE BLOGAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID12201_26092019234745.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AVANUZIA FERREIRA MATIAS" "autor_nome_curto" => "AVANUZIA" "autor_email" => "avamatias@gmail.com" "autor_ies" => "SEDUC CE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }