Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRESENÇA DE DICIONÁRIOS ESCOLARES EM CODÓ: UMA INVESTIGAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: DICIONÁRIOS ESCOLARES, . POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58727
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3007
    "inscrito_id" => 5413
    "titulo" => "A PRESENÇA DE DICIONÁRIOS ESCOLARES EM CODÓ: UMA INVESTIGAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É PARTE DA MONOGRAFIA, SOBRE A PRESENÇA E O USO DE DICIONÁRIOS ESCOLARES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CODÓ-MA, E TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR A PRESENÇA E USO DOS DICIONÁRIOS ESCOLARES EM SALA DE AULA, COLABORANDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS E COMUNICATIVAS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO E SOBRETUDO NA INFANTIL. DURANTE A PESQUISA FORAM VISITADAS DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE UM BAIRRO PERIFÉRICO, BUSCOU-SE CONHECER O FUNCIONAMENTO DAS POLÍTICAS DOS DICIONÁRIOS NESTAS ESCOLAS, NOS ÂMBITOS DA GESTÃO, PROFESSOR E ALUNOS. FORAM FEITAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS DE AUTORES PONTES (2009), CUNHA (2011), KRIEGER (2006) DENTRE OUTROS QUE PROBLEMATIZAM SOBRE A TEMÁTICA. DE ACORDO COM TEIXEIRA E VENTURINI (2012), OS DICIONÁRIOS SÃO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS DE GRANDE VALOR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA, VISTO QUE ELES POSSIBILITAM AOS ALUNOS REFLETIREM SOBRE SUA LÍNGUA, ALÉM DE POSSUÍREM RECURSOS DIDÁTICOS IMPORTANTES QUE PODEM SER BEM APROVEITADOS NA SALA DE AULA, COMO A ORTOGRAFIA DO IDIOMA E DESCOBRIR O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS, ALÉM DE MOSTRAR O USO ADEQUADO DAS PALAVRAS NOS DIFERENTES TEXTOS. POR ISSO, OS PROFESSORES DEVEM LEVAR OS ALUNOS A PENSAREM E RECONHECER A IMPORTÂNCIA DOS DICIONÁRIOS, E COMO PODEM SER UM INSTRUMENTO PARA MELHORAR HABILIDADES LINGUÍSTICAS, COMO A ESCRITA E LEITURA SEGUIDAS DA PESQUISA DE CAMPO COM ENTREVISTAS PARA COLETAS DE DADOS, LEVANDO EM CONTA OS TRÊS ÂMBITOS DA ESCOLA GESTOR, PROFESSOR E ALUNOS. DIANTE DOS RESULTADOS DA PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE MESMO AS ESCOLAS SE LOCALIZANDO NO MESMO BAIRRO TÊM VISÕES DIFERENTES SOBRE O USO DOS DICIONÁRIOS. ENQUANTO QUE A ESCOLA 1 O GESTOR E O PROFESSOR DEFENDEM A IMPORTÂNCIA DO USO DESDE OS ANOS INICIAIS, JÁ NA ESCOLA 2,  HÁ A DEFESA DE QUE O USO SOMENTE PARA OS ALUNOS DO 5 º AO 9º ANO, NESTA PERSPECTIVAS OS ALUNOS DE 1º AO 4º ANO, ACABAM NÃO FAZENDO USO, DESCONHECENDO ASSIM ESTA FERRAMENTA QUE TANTO PODE AJUDAR NA SUA VIDA ESCOLAR.  PORTANTO OS DICIONÁRIOS PODEM SER UMA BOA FERRAMENTA PARA AUXILIAR OS ALUNOS NA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "DICIONÁRIOS ESCOLARES, . POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID5413_08092019144903.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDNALVA LIMA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDNALVA"
    "autor_email" => "ednalvalima100@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFMA-CAMPUS CODÓ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58727
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3007
    "inscrito_id" => 5413
    "titulo" => "A PRESENÇA DE DICIONÁRIOS ESCOLARES EM CODÓ: UMA INVESTIGAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É PARTE DA MONOGRAFIA, SOBRE A PRESENÇA E O USO DE DICIONÁRIOS ESCOLARES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CODÓ-MA, E TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR A PRESENÇA E USO DOS DICIONÁRIOS ESCOLARES EM SALA DE AULA, COLABORANDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS E COMUNICATIVAS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO E SOBRETUDO NA INFANTIL. DURANTE A PESQUISA FORAM VISITADAS DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE UM BAIRRO PERIFÉRICO, BUSCOU-SE CONHECER O FUNCIONAMENTO DAS POLÍTICAS DOS DICIONÁRIOS NESTAS ESCOLAS, NOS ÂMBITOS DA GESTÃO, PROFESSOR E ALUNOS. FORAM FEITAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS DE AUTORES PONTES (2009), CUNHA (2011), KRIEGER (2006) DENTRE OUTROS QUE PROBLEMATIZAM SOBRE A TEMÁTICA. DE ACORDO COM TEIXEIRA E VENTURINI (2012), OS DICIONÁRIOS SÃO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS DE GRANDE VALOR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA, VISTO QUE ELES POSSIBILITAM AOS ALUNOS REFLETIREM SOBRE SUA LÍNGUA, ALÉM DE POSSUÍREM RECURSOS DIDÁTICOS IMPORTANTES QUE PODEM SER BEM APROVEITADOS NA SALA DE AULA, COMO A ORTOGRAFIA DO IDIOMA E DESCOBRIR O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS, ALÉM DE MOSTRAR O USO ADEQUADO DAS PALAVRAS NOS DIFERENTES TEXTOS. POR ISSO, OS PROFESSORES DEVEM LEVAR OS ALUNOS A PENSAREM E RECONHECER A IMPORTÂNCIA DOS DICIONÁRIOS, E COMO PODEM SER UM INSTRUMENTO PARA MELHORAR HABILIDADES LINGUÍSTICAS, COMO A ESCRITA E LEITURA SEGUIDAS DA PESQUISA DE CAMPO COM ENTREVISTAS PARA COLETAS DE DADOS, LEVANDO EM CONTA OS TRÊS ÂMBITOS DA ESCOLA GESTOR, PROFESSOR E ALUNOS. DIANTE DOS RESULTADOS DA PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE MESMO AS ESCOLAS SE LOCALIZANDO NO MESMO BAIRRO TÊM VISÕES DIFERENTES SOBRE O USO DOS DICIONÁRIOS. ENQUANTO QUE A ESCOLA 1 O GESTOR E O PROFESSOR DEFENDEM A IMPORTÂNCIA DO USO DESDE OS ANOS INICIAIS, JÁ NA ESCOLA 2,  HÁ A DEFESA DE QUE O USO SOMENTE PARA OS ALUNOS DO 5 º AO 9º ANO, NESTA PERSPECTIVAS OS ALUNOS DE 1º AO 4º ANO, ACABAM NÃO FAZENDO USO, DESCONHECENDO ASSIM ESTA FERRAMENTA QUE TANTO PODE AJUDAR NA SUA VIDA ESCOLAR.  PORTANTO OS DICIONÁRIOS PODEM SER UMA BOA FERRAMENTA PARA AUXILIAR OS ALUNOS NA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "DICIONÁRIOS ESCOLARES, . POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID5413_08092019144903.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDNALVA LIMA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDNALVA"
    "autor_email" => "ednalvalima100@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFMA-CAMPUS CODÓ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO É PARTE DA MONOGRAFIA, SOBRE A PRESENÇA E O USO DE DICIONÁRIOS ESCOLARES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CODÓ-MA, E TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR A PRESENÇA E USO DOS DICIONÁRIOS ESCOLARES EM SALA DE AULA, COLABORANDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS E COMUNICATIVAS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO E SOBRETUDO NA INFANTIL. DURANTE A PESQUISA FORAM VISITADAS DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE UM BAIRRO PERIFÉRICO, BUSCOU-SE CONHECER O FUNCIONAMENTO DAS POLÍTICAS DOS DICIONÁRIOS NESTAS ESCOLAS, NOS ÂMBITOS DA GESTÃO, PROFESSOR E ALUNOS. FORAM FEITAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS DE AUTORES PONTES (2009), CUNHA (2011), KRIEGER (2006) DENTRE OUTROS QUE PROBLEMATIZAM SOBRE A TEMÁTICA. DE ACORDO COM TEIXEIRA E VENTURINI (2012), OS DICIONÁRIOS SÃO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS DE GRANDE VALOR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA, VISTO QUE ELES POSSIBILITAM AOS ALUNOS REFLETIREM SOBRE SUA LÍNGUA, ALÉM DE POSSUÍREM RECURSOS DIDÁTICOS IMPORTANTES QUE PODEM SER BEM APROVEITADOS NA SALA DE AULA, COMO A ORTOGRAFIA DO IDIOMA E DESCOBRIR O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS, ALÉM DE MOSTRAR O USO ADEQUADO DAS PALAVRAS NOS DIFERENTES TEXTOS. POR ISSO, OS PROFESSORES DEVEM LEVAR OS ALUNOS A PENSAREM E RECONHECER A IMPORTÂNCIA DOS DICIONÁRIOS, E COMO PODEM SER UM INSTRUMENTO PARA MELHORAR HABILIDADES LINGUÍSTICAS, COMO A ESCRITA E LEITURA SEGUIDAS DA PESQUISA DE CAMPO COM ENTREVISTAS PARA COLETAS DE DADOS, LEVANDO EM CONTA OS TRÊS ÂMBITOS DA ESCOLA GESTOR, PROFESSOR E ALUNOS. DIANTE DOS RESULTADOS DA PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE MESMO AS ESCOLAS SE LOCALIZANDO NO MESMO BAIRRO TÊM VISÕES DIFERENTES SOBRE O USO DOS DICIONÁRIOS. ENQUANTO QUE A ESCOLA 1 O GESTOR E O PROFESSOR DEFENDEM A IMPORTÂNCIA DO USO DESDE OS ANOS INICIAIS, JÁ NA ESCOLA 2, HÁ A DEFESA DE QUE O USO SOMENTE PARA OS ALUNOS DO 5 º AO 9º ANO, NESTA PERSPECTIVAS OS ALUNOS DE 1º AO 4º ANO, ACABAM NÃO FAZENDO USO, DESCONHECENDO ASSIM ESTA FERRAMENTA QUE TANTO PODE AJUDAR NA SUA VIDA ESCOLAR. PORTANTO OS DICIONÁRIOS PODEM SER UMA BOA FERRAMENTA PARA AUXILIAR OS ALUNOS NA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.