A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) É UMA MODALIDADE EDUCACIONAL QUE TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO ATENDER JOVENS, ADULTOS E IDOSOS COM DEFASAGEM NA ESCOLARIDADE. NO ENTANTO, EM RELAÇÃO À OFERTA DA EJA, É NOTÓRIO O ALTO ÍNDICE DE EVASÃO DEVIDO A DIVERSOS FATORES QUE IMPOSSIBILITAM A FREQUÊNCIA ATIVA DOS ALUNOS DESSA MODALIDADE, DENTRE ELES A DINÂMICA DAS AULAS ABORDADAS POR ALGUNS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. VISANDO BUSCAR NOVAS PRÁTICAS PARA SEREM TRABALHADAS JUNTAMENTE COM OS CONTEÚDOS PROPOSTOS NO ENSINO DA BIOLOGIA, A LITERATURA EM CORDEL FOI ESCOLHIDA POR SER UMA LINGUAGEM POPULAR E DE FÁCIL CONFECÇÃO, TENTANDO FACILITAR OS LAÇOS ENTRE O CONHECIMENTO E O ALUNO. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU TRABALHAR SOBRE OS ASSUNTOS DE MEIO AMBIENTE E POLUIÇÃO JUNTAMENTE COM UMA TURMA DA EJA. PARA MELHOR COMPREENSÃO E DESENVOLVIMENTO, ESSA AULA PRÁTICA FOI DIVIDIDA EM TRÊS MOMENTOS: 1) AULA EXPOSITIVA DIALOGADA; 2) CONFECÇÃO DOS LIVROS EM CORDEL; 3) APRESENTAÇÃO DO MATERIAL PRODUZIDO. VERIFICOU-SE QUE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA ATRELAR OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE O AMBIENTE ONDE VIVEM, BEM COMO A FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE EDUCATIVA DA EJA. PORTANTO, É NECESSÁRIO BUSCAR TRABALHOS QUE OS ESTIMULE A SEREM AUTORES PRINCIPAIS DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA E CONSEQUENTEMENTE, ESSAS MUDANÇAS OS TORNARÃO ATIVOS NO ÂMBITO SOCIAL.