Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 235
A LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE O MEIO AMBIENTE E A POLUIÇÃO EM UMA TURMA DE EJA

Palavra-chaves: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE BIOLOGIA Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) É UMA MODALIDADE EDUCACIONAL QUE TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO ATENDER JOVENS, ADULTOS E IDOSOS COM DEFASAGEM NA ESCOLARIDADE. NO ENTANTO, EM RELAÇÃO À OFERTA DA EJA, É NOTÓRIO O ALTO ÍNDICE DE EVASÃO DEVIDO A DIVERSOS FATORES QUE IMPOSSIBILITAM A FREQUÊNCIA ATIVA DOS ALUNOS DESSA MODALIDADE, DENTRE ELES A DINÂMICA DAS AULAS ABORDADAS POR ALGUNS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. VISANDO BUSCAR NOVAS PRÁTICAS PARA SEREM TRABALHADAS JUNTAMENTE COM OS CONTEÚDOS PROPOSTOS NO ENSINO DA BIOLOGIA, A LITERATURA EM CORDEL FOI ESCOLHIDA POR SER UMA LINGUAGEM POPULAR E DE FÁCIL CONFECÇÃO, TENTANDO FACILITAR OS LAÇOS ENTRE O CONHECIMENTO E O ALUNO. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU TRABALHAR SOBRE OS ASSUNTOS DE MEIO AMBIENTE E POLUIÇÃO JUNTAMENTE COM UMA TURMA DA EJA. PARA MELHOR COMPREENSÃO E DESENVOLVIMENTO, ESSA AULA PRÁTICA FOI DIVIDIDA EM TRÊS MOMENTOS: 1) AULA EXPOSITIVA DIALOGADA; 2) CONFECÇÃO DOS LIVROS EM CORDEL; 3) APRESENTAÇÃO DO MATERIAL PRODUZIDO. VERIFICOU-SE QUE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA ATRELAR OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE O AMBIENTE ONDE VIVEM, BEM COMO A FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE EDUCATIVA DA EJA. PORTANTO, É NECESSÁRIO BUSCAR TRABALHOS QUE OS ESTIMULE A SEREM AUTORES PRINCIPAIS DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA E CONSEQUENTEMENTE, ESSAS MUDANÇAS OS TORNARÃO ATIVOS NO ÂMBITO SOCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.