Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTERFERÊNCIA DA LINGUAGEM DAS REDES SOCIAIS NO PENSAR COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM DUAS ESCOLAS NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA – UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: INTERNET., ESCRITA., VIRTUAL., PROFESSOR, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO PRETENDE AVERIGUAR, ATRAVÉS DE ANÁLISES DE TEXTOS, COMO A ESCRITA DOS JOVENS ESTÁ SENDO GRAFADA NAS PRODUÇÕES ESCOLARES, VISTO QUE A INTERNET TEM MODIFICADO A MANEIRA DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. PARTINDO DESSE PRINCÍPIO, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS EREM OLAVO BILAC E ETE ARLINDO FERREIRA DOS SANTOS, EM SERTÂNIA (PE) COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR SE HAVIA INCIDÊNCIAS DA ESCRITA VIRTUAL EM SUAS PRODUÇÕES DE TEXTOS E INTERFERÊNCIA NAS ANÁLISES SOCIOLÓGICAS. VERIFICOU SE QUE ALGUNS JOVENS ESTÃO SENDO INFLUENCIADOS POR ESTE MODO DE ESCREVER, NO ENTANTO, É PRECISO DESTACAR QUE O PAPEL DOS PROFESSORES NÃO É REPREENDER ESSA ESCRITA, MAS SIM DESENVOLVER ATIVIDADES EXPLORANDO AS COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS DO ALUNO PARA QUE COMPREENDAM QUANDO E COMO DEVEM UTILIZAR CADA ESCRITA PARA DETERMINADO CONTEXTO. PARA ISSO NOS EMBASAMOS EM LAKATOS E MARCONI (2003), MARCOS BAGNO (2009), JULIANA LOPES (2015), LUIZ ANTÔNIO MARCUSCHI (2008), DENTRE OUTROS DE IGUAL RELEVÂNCIA.RETOS, RELATÓRIOS, DENTRE OUTROS), BEM COMO OS ESTUDOS DE MEIRA E QUADROS..

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.