A FORMAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I NO CONTEXTO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE XIQUE-XIQUE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58359 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 424 "inscrito_id" => 5300 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I NO CONTEXTO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE XIQUE-XIQUE" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ABORDA QUESTÕES EDUCACIONAIS DISCUTIDAS NA CONTEMPORANEIDADE E BUSCA REFLETIR ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE, DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, DA FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS, BEM COMO DO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA CULTURA LETRADA, NA TENTATIVA DE VERIFICAR O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR DIANTE DOS DESAFIOS APRESENTADOS PELAS MUDANÇAS SOCIAIS. A ANÁLISE TAMBÉM FOCALIZOU DE QUE MANEIRA AS POLÍTICAS PÚBLICAS E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS, INTEGRADAS À FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES, INFLUENCIAM NO ENSINO-APRENDIZAGEM. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO FOI PESQUISAR INSTITUIÇÕES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE XIQUE-XIQUE, NA BAHIA, ENTREVISTANDO GESTORES E PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA OBTER INFORMAÇÕES, BEM COMO PERCEBER, A PARTIR DOS DADOS COLETADOS EM CAMPO, QUE OS PROGRAMAS E AS AÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE INTEGRAM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO SÃO CONDIÇÕES PERTINENTES PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS DAS ESCOLAS INVESTIGADAS. COM A PESQUISA CONSTATAMOS QUE ALGUMAS MUDANÇAS NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS E NAS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE ATENDAM ÀS REAIS NECESSIDADES E OS DESAFIOS ATUAIS DA CULTURA LETRADA, SÃO MECANISMOS FAVORÁVEIS QUE TENDEM A CONTRIBUIR COM O EMPREGO ADEQUADO DE AÇÕES NA APROPRIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA PARA O USO EM PRÁTICAS SOCIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO LEITORA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID5300_27062019104038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA TELES MEIRA CRUZ" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabi.tmeira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE INTERAMERICANA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58359 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 424 "inscrito_id" => 5300 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I NO CONTEXTO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE XIQUE-XIQUE" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ABORDA QUESTÕES EDUCACIONAIS DISCUTIDAS NA CONTEMPORANEIDADE E BUSCA REFLETIR ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE, DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, DA FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS, BEM COMO DO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA CULTURA LETRADA, NA TENTATIVA DE VERIFICAR O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR DIANTE DOS DESAFIOS APRESENTADOS PELAS MUDANÇAS SOCIAIS. A ANÁLISE TAMBÉM FOCALIZOU DE QUE MANEIRA AS POLÍTICAS PÚBLICAS E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS, INTEGRADAS À FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES, INFLUENCIAM NO ENSINO-APRENDIZAGEM. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO FOI PESQUISAR INSTITUIÇÕES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE XIQUE-XIQUE, NA BAHIA, ENTREVISTANDO GESTORES E PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA OBTER INFORMAÇÕES, BEM COMO PERCEBER, A PARTIR DOS DADOS COLETADOS EM CAMPO, QUE OS PROGRAMAS E AS AÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE INTEGRAM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO SÃO CONDIÇÕES PERTINENTES PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS DAS ESCOLAS INVESTIGADAS. COM A PESQUISA CONSTATAMOS QUE ALGUMAS MUDANÇAS NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS E NAS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE ATENDAM ÀS REAIS NECESSIDADES E OS DESAFIOS ATUAIS DA CULTURA LETRADA, SÃO MECANISMOS FAVORÁVEIS QUE TENDEM A CONTRIBUIR COM O EMPREGO ADEQUADO DE AÇÕES NA APROPRIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA PARA O USO EM PRÁTICAS SOCIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO LEITORA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID5300_27062019104038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA TELES MEIRA CRUZ" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabi.tmeira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE INTERAMERICANA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }