Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 225
ATIVIDADES SOBRE COMPARAÇÃO DE ÁREAS PRESENTES EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOB OS ASPECTOS NUMÉRICOS E GEOMÉTRICOS

Palavra-chaves: COMPARAÇÃO DE ÁREAS, GRANDEZAS E MEDIDAS, LIVROS DIDÁTICOS, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESSA PESQUISA ANALISOU ATIVIDADES SOBRE COMPARAÇÃO DE ÁREAS DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IDENTIFICANDO SE SUA ÊNFASE RESOLUTIVA SE RESPALDA NOS ASPECTOS GEOMÉTRICOS OU NUMÉRICOS. PARA ISSO, ADOTOU-SE O MODELO DE ÁREA COMO GRANDEZA AUTÔNOMA DISCUTIDO POR DOUADY E PERRIN-GLORIAN (1989) NO QUAL DEFENDEM QUE É NECESSÁRIO ASSOCIAR E DISTINGUIR OS QUADROS GEOMÉTRICO, NUMÉRICO E DAS GRANDEZAS. AS ATIVIDADES ANALISADAS SOBRE COMPARAÇÕES DE ÁREAS INTEGRAM A COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DENOMINADA DE MATEMÁTICA NA MEDIDA CERTA DOS AUTORES MARÍLIA CENTURIÓN E JOSÉ JAKUBOVIC, 1ª EDIÇÃO, SÃO PAULO: LEYA, 2015, APROVADO PELO PNLD/2017. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE AS ATIVIDADES ACERCA DA COMPARAÇÃO DE ÁREAS SÃO POUCO EXPLORADAS, PELO MENOS, NA COLEÇÃO MATEMÁTICA NA MEDIDA CERTA. VERIFICOU-SE, AINDA, QUE AS ATIVIDADES SOBRE COMPARAÇÃO DE ÁREAS QUANDO SÃO PROPOSTAS NA PRESENTE COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS ABORDAM COM MAIS ÊNFASE PROCEDIMENTOS NUMÉRICOS PARA SUA RESOLUÇÃO, E A TÉCNICA MAIS USADA SE TRATA DA CONTAGEM DE LADRILHOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.