Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO: OLHARES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DAS COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Palavra-chaves: ENSINO SUPERIOR, COTAS, NEGROS Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O SISTEMA DE COTAS FOI IMPLEMENTADO PELO GOVERNO BRASILEIRO EM 2012. DE ACORDO COM A LEI N° 12.711, SUA FINALIDADE É GARANTIR O ACESSO DE NEGROS, ÍNDIOS, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E DE BAIXA RENDA A UNIVERSIDADES, CONCURSOS PÚBLICOS E MERCADO DE TRABALHO. NESSE CONTEXTO, ESTE TRABALHO DISCUTE O PROCESSO DE ADESÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) AO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), AO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU) E AO SISTEMA DE COTAS, COM FOCO NAS COTAS RACIAIS PARA A POPULAÇÃO NEGRA. UTILIZOU-SE AS CONTRIBUIÇÕES DE MOEHLECKE (2002), QUEIROZ E SILVA (2006), SILVA (2015) DENTRE OUTROS PARA ELUCIDAR O DEBATE SOBRE COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE; DA ANÁLISE DOCUMENTAL DA INSTITUIÇÃO E DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS PARA COMPREENDER COMO ESSA AÇÃO AFIRMATIVA É EFETIVADA NA UECE. OS RESULTADOS INDICAM A NECESSIDADE DE MAIOR INVESTIMENTO NESTA POLÍTICA PARA SEU APERFEIÇOAMENTO, BEM COMO ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITEM CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA VISTO QUE OS ESTUDANTES SE ENCONTRAM EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA.

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