SILVA, Josefana Da et al.. A importância dos jogos no ensino da matemática. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58525>. Acesso em: 23/12/2024 00:55
O PRESENTE ESTUDO PROPÕE-SE A DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO. DE FORMA ESPECÍFICA, PROCURAR-SE COMPREENDER A FINALIDADE DESSES JOGOS A SEREM TRABALHADOS EM SALA DE AULA, APRESENTANDO UMA DISCUSSÃO ACERCA DE COMO ESTÁ SENDO ABORDADOS DENTRO DOS CONTEÚDOS PROPOSTOS, A SER VIVENCIADOS, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, E SUAS CONTRIBUIÇÕES FAVORÁVEIS AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DA MATEMÁTICA. ASSIM COMO, IDENTIFICAR OS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO ELEMENTOS PRIMORDIAIS EM UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PARA, EM SEGUIDA, IDENTIFICAR OS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE INTERFEREM NESSE PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. PARA TANTO, SERÃO ANALISADOS O QUE DIZEM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS A RESPEITO DO USO DE JOGOS, COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM, BEM COMO, O PAPEL DO PROFESSOR E A CONSTRUÇÃO DE SABERES LÓGICO-MATEMÁTICOS VIVENCIADOS PELOS ALUNOS. DEFENDE-SE A HIPÓTESE DE QUE A TEORIA E A PRÁTICA SOBRE OS JOGOS, QUANDO INCORPORADAS NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE CONTRIBUEM NO ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSA CONCEPÇÃO, O JOGO DEVE SER ENTENDIDO COMO UM INSTRUMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA E SOCIAL, UMA VEZ QUE, UMA DAS PREMISSAS DA BRINCADEIRA CONSISTE EM TRABALHAR A PRÁTICA DAS TEORIAS DAS RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS, NESTE SENTIDO, O ALUNO TENTA APRENDER DE FORMA QUALITATIVA, POIS, O PROCESSO TORNA-SE MAIS DINÂMICO FORMANDO LEITORES E, SOBRE LÚDICO-MATEMÁTICO COM A AUTONOMIA DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O ESTUDO FUNDAMENTA-SE NOS SEGUINTES AUTORES: ANTUNES (2006), BRASIL (1998), LIBÂNEO (2008), PIAGET (1976) STAREPRAVO (2009), TEIXEIRA (2010) VYGOTSKY, (2003). DENTRE OUTROS QUE CORROBORAM COM A HIPÓTESE EM QUESTÃO. PALAVRAS-CHAVES: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, LÚDICO, RACIOCÍNIO LÓGICO, JOGOS MATEMÁTICOS.