Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NOVO PERFIL DOCENTE COM APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS: CASE UNIAMÉRICA

Palavra-chaves: PERFIL DOCENTE, COMPETÊNCIAS, METODOLOGIAS ATIVAS, ADAPTABILIDADE, ADAPTABILIDADE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61211
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 793
    "inscrito_id" => 9674
    "titulo" => "NOVO PERFIL DOCENTE COM APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS: CASE UNIAMÉRICA"
    "resumo" => "O NOVO PERFIL DOCENTE COM METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS IMPLEMENTADAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIÃO DAS AMÉRICAS – UNIAMÉRICA, REESTRUTUROU O PERFIL PROFISSIONAL E A PRÁTICA EDUCATIVA, FOCANDO-OS NA MEDIAÇÃO AO INVÉS DA EXPOSIÇÃO, MEMORIZAÇÃO E REPRODUÇÃO. A FINALIDADE DO ESTUDO ERA ANALISAR A ADAPTABILIDADE DO DOCENTE E SUA ADESÃO EM RELAÇÃO AO MODELO EDUCACIONAL EM CURSO NA INSTITUIÇÃO, COM A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS E EM QUE CONTEXTO OCORRERIA A NOVA CONFIGURAÇÃO DOCENTE. EM TERMOS METODOLÓGICOS, O ESTUDO TEM COMO TENDÊNCIA A HISTÓRIA ORAL. O APORTE TEÓRICO DO ESTUDO CONTOU COM AS REFLEXÕES DE AUTORES COMO PERRENOUD (1993), ZABALA E ARNAU (2010), TARDIF (2010), TARDIF E LESSARD (2009), WERNECK (2003), SCHÖN (2000), BRAGA (2018), ALÉM DE PRODUÇÕES DOS AUTORES PROPONENTES. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTARAM QUE HÁ TRÊS GRUPOS DE DOCENTES E CADA QUAL REAGE DE FORMA DIFERENTE AOS IMPACTOS DA INOVAÇÃO METODOLÓGICA NA UNIAMÉRICA: A) NÃO ESTÃO ENGAJADOS, MAS APARENTAM ESTAR, PARA GARANTIR A EMPREGABILIDADE NA INSTITUIÇÃO; B) TEM ENGAJAMENTO, MAS NÃO TEM PERFIL PARA ATUAR EM MODELOS INOVADORES E C) TEM ENGAJAMENTO E COMPREENDEM QUE A MUDANÇA MELHORARÁ A APRENDIZAGEM DOS APRENDENTES. DESTACA-SE TAMBÉM A CONFIGURAÇÃO DE UM NOVO PERFIL DOCENTE, COM CARACTERÍSTICAS PREDOMINANTES COMO MEDIADOR, ORIENTADOR, PRECEPTOR E FACILITADOR DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, COM ESTÍMULO AO PROTAGONISMO DOS APRENDENTES.  O ESTUDO CONCLUIU QUE AS MUDANÇAS TENDEM A SER BEM-SUCEDIDAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SE OS DOCENTES ADERIREM E SE FOR UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA E NÃO IMPOSIÇÃO DAS MANTENEDORAS, NO CASO DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PERFIL DOCENTE, COMPETÊNCIAS, METODOLOGIAS ATIVAS, ADAPTABILIDADE, ADAPTABILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID9674_04102019142357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BLASIUS SILVANO DEBALD"
    "autor_nome_curto" => "BLASIUS"
    "autor_email" => "blasius@uniamerica.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIÃO DAS AMÉRICAS - UNIAMÉRICA/PR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61211
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 793
    "inscrito_id" => 9674
    "titulo" => "NOVO PERFIL DOCENTE COM APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS: CASE UNIAMÉRICA"
    "resumo" => "O NOVO PERFIL DOCENTE COM METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS IMPLEMENTADAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIÃO DAS AMÉRICAS – UNIAMÉRICA, REESTRUTUROU O PERFIL PROFISSIONAL E A PRÁTICA EDUCATIVA, FOCANDO-OS NA MEDIAÇÃO AO INVÉS DA EXPOSIÇÃO, MEMORIZAÇÃO E REPRODUÇÃO. A FINALIDADE DO ESTUDO ERA ANALISAR A ADAPTABILIDADE DO DOCENTE E SUA ADESÃO EM RELAÇÃO AO MODELO EDUCACIONAL EM CURSO NA INSTITUIÇÃO, COM A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS E EM QUE CONTEXTO OCORRERIA A NOVA CONFIGURAÇÃO DOCENTE. EM TERMOS METODOLÓGICOS, O ESTUDO TEM COMO TENDÊNCIA A HISTÓRIA ORAL. O APORTE TEÓRICO DO ESTUDO CONTOU COM AS REFLEXÕES DE AUTORES COMO PERRENOUD (1993), ZABALA E ARNAU (2010), TARDIF (2010), TARDIF E LESSARD (2009), WERNECK (2003), SCHÖN (2000), BRAGA (2018), ALÉM DE PRODUÇÕES DOS AUTORES PROPONENTES. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTARAM QUE HÁ TRÊS GRUPOS DE DOCENTES E CADA QUAL REAGE DE FORMA DIFERENTE AOS IMPACTOS DA INOVAÇÃO METODOLÓGICA NA UNIAMÉRICA: A) NÃO ESTÃO ENGAJADOS, MAS APARENTAM ESTAR, PARA GARANTIR A EMPREGABILIDADE NA INSTITUIÇÃO; B) TEM ENGAJAMENTO, MAS NÃO TEM PERFIL PARA ATUAR EM MODELOS INOVADORES E C) TEM ENGAJAMENTO E COMPREENDEM QUE A MUDANÇA MELHORARÁ A APRENDIZAGEM DOS APRENDENTES. DESTACA-SE TAMBÉM A CONFIGURAÇÃO DE UM NOVO PERFIL DOCENTE, COM CARACTERÍSTICAS PREDOMINANTES COMO MEDIADOR, ORIENTADOR, PRECEPTOR E FACILITADOR DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, COM ESTÍMULO AO PROTAGONISMO DOS APRENDENTES.  O ESTUDO CONCLUIU QUE AS MUDANÇAS TENDEM A SER BEM-SUCEDIDAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SE OS DOCENTES ADERIREM E SE FOR UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA E NÃO IMPOSIÇÃO DAS MANTENEDORAS, NO CASO DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PERFIL DOCENTE, COMPETÊNCIAS, METODOLOGIAS ATIVAS, ADAPTABILIDADE, ADAPTABILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID9674_04102019142357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BLASIUS SILVANO DEBALD"
    "autor_nome_curto" => "BLASIUS"
    "autor_email" => "blasius@uniamerica.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIÃO DAS AMÉRICAS - UNIAMÉRICA/PR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O NOVO PERFIL DOCENTE COM METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS IMPLEMENTADAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIÃO DAS AMÉRICAS – UNIAMÉRICA, REESTRUTUROU O PERFIL PROFISSIONAL E A PRÁTICA EDUCATIVA, FOCANDO-OS NA MEDIAÇÃO AO INVÉS DA EXPOSIÇÃO, MEMORIZAÇÃO E REPRODUÇÃO. A FINALIDADE DO ESTUDO ERA ANALISAR A ADAPTABILIDADE DO DOCENTE E SUA ADESÃO EM RELAÇÃO AO MODELO EDUCACIONAL EM CURSO NA INSTITUIÇÃO, COM A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS E EM QUE CONTEXTO OCORRERIA A NOVA CONFIGURAÇÃO DOCENTE. EM TERMOS METODOLÓGICOS, O ESTUDO TEM COMO TENDÊNCIA A HISTÓRIA ORAL. O APORTE TEÓRICO DO ESTUDO CONTOU COM AS REFLEXÕES DE AUTORES COMO PERRENOUD (1993), ZABALA E ARNAU (2010), TARDIF (2010), TARDIF E LESSARD (2009), WERNECK (2003), SCHÖN (2000), BRAGA (2018), ALÉM DE PRODUÇÕES DOS AUTORES PROPONENTES. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTARAM QUE HÁ TRÊS GRUPOS DE DOCENTES E CADA QUAL REAGE DE FORMA DIFERENTE AOS IMPACTOS DA INOVAÇÃO METODOLÓGICA NA UNIAMÉRICA: A) NÃO ESTÃO ENGAJADOS, MAS APARENTAM ESTAR, PARA GARANTIR A EMPREGABILIDADE NA INSTITUIÇÃO; B) TEM ENGAJAMENTO, MAS NÃO TEM PERFIL PARA ATUAR EM MODELOS INOVADORES E C) TEM ENGAJAMENTO E COMPREENDEM QUE A MUDANÇA MELHORARÁ A APRENDIZAGEM DOS APRENDENTES. DESTACA-SE TAMBÉM A CONFIGURAÇÃO DE UM NOVO PERFIL DOCENTE, COM CARACTERÍSTICAS PREDOMINANTES COMO MEDIADOR, ORIENTADOR, PRECEPTOR E FACILITADOR DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, COM ESTÍMULO AO PROTAGONISMO DOS APRENDENTES. O ESTUDO CONCLUIU QUE AS MUDANÇAS TENDEM A SER BEM-SUCEDIDAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SE OS DOCENTES ADERIREM E SE FOR UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA E NÃO IMPOSIÇÃO DAS MANTENEDORAS, NO CASO DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.