Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO QUADRO DE PUNNETT COMO UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA AUXILIAR NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: FERRAMENTA LÚDICA, QUADRO ILUSTRATIVO DE PUNNETT, PAREAMENTO GÊNICO, GENÉTICA Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58508
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2512
    "inscrito_id" => 9789
    "titulo" => """
      A IMPORTÂNCIA DO QUADRO DE PUNNETT COMO UMA\r\n
      FERRAMENTA LÚDICA PARA AUXILIAR NA RESOLUÇÃO DE\r\n
      PROBLEMAS DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO
      """
    "resumo" => """
      A PROPOSTA DESENVOLVIDA TEVE POR OBJETIVO DEMONSTRAR QUE O QUADRO DE PUNNETT PODE SER\r\n
      CONSTRUÍDO DE FORMA ILUSTRATIVA PARA SER UTILIZADO COMO UMA FERRAMENTA LÚDICA, AUXILIANDO O ALUNO DO\r\n
      ENSINO MÉDIO NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE HERANÇA GÊNICA, ASSIM COMO NA RESOLUÇÃO DE\r\n
      EXERCÍCIOS, TORNANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICO E EFETIVO EM COMPARAÇÃO AO\r\n
      MÉTODO TRADICIONAL. A APLICAÇÃO DO TRABALHO OCORREU EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL SITUADA NO\r\n
      MUNICÍPIO DE ANANINDEUA, PARÁ, APÓS OBSERVAÇÕES FEITAS DURANTE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO\r\n
      PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA INSTITUIÇÃO. O MÉTODO DO QUADRO\r\n
      ILUSTRATIVO APÓS SER CONSTRUÍDO FOI UTILIZADO PARA QUE OS ALUNOS PUDESSEM OBSERVAR MELHOR A ORDEM DE\r\n
      OCORRÊNCIA DOS PAREAMENTOS GÊNICOS, APLICANDO SEUS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS POR INTERMÉDIO DA\r\n
      FERRAMENTA LÚDICA NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS EM GENÉTICA. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DA\r\n
      ANÁLISE DE DADOS EM GRÁFICOS, INDICANDO QUE HOUVE MELHORA SIGNIFICATIVA NOS ACERTOS DAS QUESTÕES\r\n
      PROPOSTAS NA ATIVIDADE, HOUVE UM ÓTIMO DESEMPENHO OBSERVADO PELA MAIORIA DOS ALUNOS, INCLUSIVE EM\r\n
      COMPARAÇÃO COM RELAÇÃO AO BAIXO DESEMPENHO OBTIDO ANTERIORMENTE NA PROVA, O QUAL SE UTILIZOU OS\r\n
      MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO, EM RELAÇÃO AO PROPOSTO MÉTODO LÚDICO DO QUADRO ILUSTRATIVO DE\r\n
      PUNNETT. RESSALTANDO-SE ASSIM, A IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS QUE DIFEREM DA AULA SOMENTE\r\n
      EXPOSITIVA, PODENDO OS DOCENTES REINVENTAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS\r\n
      PELA EDUCAÇÃO, ORIENTANDO-OS NA FIXAÇÃO DO SEU CONHECIMENTO ADQUIRIDO, PARA PRODUZIR NOVAS\r\n
      EXPERIÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS SEUS EDUCANDOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "FERRAMENTA LÚDICA, QUADRO ILUSTRATIVO DE PUNNETT, PAREAMENTO GÊNICO, GENÉTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID9789_21082019121354.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE DOS SANTOS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JACQUELINE S.F"
    "autor_email" => "Jacque16.santos@bol.com.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ(IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58508
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2512
    "inscrito_id" => 9789
    "titulo" => """
      A IMPORTÂNCIA DO QUADRO DE PUNNETT COMO UMA\r\n
      FERRAMENTA LÚDICA PARA AUXILIAR NA RESOLUÇÃO DE\r\n
      PROBLEMAS DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO
      """
    "resumo" => """
      A PROPOSTA DESENVOLVIDA TEVE POR OBJETIVO DEMONSTRAR QUE O QUADRO DE PUNNETT PODE SER\r\n
      CONSTRUÍDO DE FORMA ILUSTRATIVA PARA SER UTILIZADO COMO UMA FERRAMENTA LÚDICA, AUXILIANDO O ALUNO DO\r\n
      ENSINO MÉDIO NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE HERANÇA GÊNICA, ASSIM COMO NA RESOLUÇÃO DE\r\n
      EXERCÍCIOS, TORNANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICO E EFETIVO EM COMPARAÇÃO AO\r\n
      MÉTODO TRADICIONAL. A APLICAÇÃO DO TRABALHO OCORREU EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL SITUADA NO\r\n
      MUNICÍPIO DE ANANINDEUA, PARÁ, APÓS OBSERVAÇÕES FEITAS DURANTE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO\r\n
      PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA INSTITUIÇÃO. O MÉTODO DO QUADRO\r\n
      ILUSTRATIVO APÓS SER CONSTRUÍDO FOI UTILIZADO PARA QUE OS ALUNOS PUDESSEM OBSERVAR MELHOR A ORDEM DE\r\n
      OCORRÊNCIA DOS PAREAMENTOS GÊNICOS, APLICANDO SEUS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS POR INTERMÉDIO DA\r\n
      FERRAMENTA LÚDICA NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS EM GENÉTICA. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DA\r\n
      ANÁLISE DE DADOS EM GRÁFICOS, INDICANDO QUE HOUVE MELHORA SIGNIFICATIVA NOS ACERTOS DAS QUESTÕES\r\n
      PROPOSTAS NA ATIVIDADE, HOUVE UM ÓTIMO DESEMPENHO OBSERVADO PELA MAIORIA DOS ALUNOS, INCLUSIVE EM\r\n
      COMPARAÇÃO COM RELAÇÃO AO BAIXO DESEMPENHO OBTIDO ANTERIORMENTE NA PROVA, O QUAL SE UTILIZOU OS\r\n
      MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO, EM RELAÇÃO AO PROPOSTO MÉTODO LÚDICO DO QUADRO ILUSTRATIVO DE\r\n
      PUNNETT. RESSALTANDO-SE ASSIM, A IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS QUE DIFEREM DA AULA SOMENTE\r\n
      EXPOSITIVA, PODENDO OS DOCENTES REINVENTAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS\r\n
      PELA EDUCAÇÃO, ORIENTANDO-OS NA FIXAÇÃO DO SEU CONHECIMENTO ADQUIRIDO, PARA PRODUZIR NOVAS\r\n
      EXPERIÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS SEUS EDUCANDOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "FERRAMENTA LÚDICA, QUADRO ILUSTRATIVO DE PUNNETT, PAREAMENTO GÊNICO, GENÉTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID9789_21082019121354.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE DOS SANTOS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JACQUELINE S.F"
    "autor_email" => "Jacque16.santos@bol.com.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ(IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PROPOSTA DESENVOLVIDA TEVE POR OBJETIVO DEMONSTRAR QUE O QUADRO DE PUNNETT PODE SER CONSTRUÍDO DE FORMA ILUSTRATIVA PARA SER UTILIZADO COMO UMA FERRAMENTA LÚDICA, AUXILIANDO O ALUNO DO ENSINO MÉDIO NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE HERANÇA GÊNICA, ASSIM COMO NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS, TORNANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICO E EFETIVO EM COMPARAÇÃO AO MÉTODO TRADICIONAL. A APLICAÇÃO DO TRABALHO OCORREU EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL SITUADA NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA, PARÁ, APÓS OBSERVAÇÕES FEITAS DURANTE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA INSTITUIÇÃO. O MÉTODO DO QUADRO ILUSTRATIVO APÓS SER CONSTRUÍDO FOI UTILIZADO PARA QUE OS ALUNOS PUDESSEM OBSERVAR MELHOR A ORDEM DE OCORRÊNCIA DOS PAREAMENTOS GÊNICOS, APLICANDO SEUS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS POR INTERMÉDIO DA FERRAMENTA LÚDICA NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS EM GENÉTICA. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE DADOS EM GRÁFICOS, INDICANDO QUE HOUVE MELHORA SIGNIFICATIVA NOS ACERTOS DAS QUESTÕES PROPOSTAS NA ATIVIDADE, HOUVE UM ÓTIMO DESEMPENHO OBSERVADO PELA MAIORIA DOS ALUNOS, INCLUSIVE EM COMPARAÇÃO COM RELAÇÃO AO BAIXO DESEMPENHO OBTIDO ANTERIORMENTE NA PROVA, O QUAL SE UTILIZOU OS MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO, EM RELAÇÃO AO PROPOSTO MÉTODO LÚDICO DO QUADRO ILUSTRATIVO DE PUNNETT. RESSALTANDO-SE ASSIM, A IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS QUE DIFEREM DA AULA SOMENTE EXPOSITIVA, PODENDO OS DOCENTES REINVENTAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELA EDUCAÇÃO, ORIENTANDO-OS NA FIXAÇÃO DO SEU CONHECIMENTO ADQUIRIDO, PARA PRODUZIR NOVAS EXPERIÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS SEUS EDUCANDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.